Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Velada, R., Crespo, N. & Rato, V. (2017). Qualidade e Sustentabilidade Institucional: desafios e oportunidades. O caso do ISCTE-IUL. 42º COLÓQUIO QUALIDADE: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.
Exportar Referência (IEEE)
R. Velada et al.,  "Qualidade e Sustentabilidade Institucional: desafios e oportunidades. O caso do ISCTE-IUL", in 42º COLÓQUIO QUALIDADE: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, Lisboa, 2017
Exportar BibTeX
@null{velada2017_1732260280591,
	year = "2017",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/qualidade-e-sustentabilidade-institucional-desafios-e-oportunidades-o-caso-do-iscte-iul/40323?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Qualidade e Sustentabilidade Institucional: desafios e oportunidades. O caso do ISCTE-IUL
T2  - 42º COLÓQUIO QUALIDADE: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
AU  - Velada, R.
AU  - Crespo, N.
AU  - Rato, V.
PY  - 2017
CY  - Lisboa
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/qualidade-e-sustentabilidade-institucional-desafios-e-oportunidades-o-caso-do-iscte-iul/40323?lang=en
AB  - O ISCTE-IUL assume o compromisso com a qualidade enquanto pilar do seu desenvolvimento estratégico, materializando-se num Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ-IUL). Por seu lado, a sustentabilidade institucional – nas vertentes ambiental, social e económica – constitui também uma aposta estratégica e transversal a todas as atividades do ISCTE-IUL. Esta apresentação tem como objetivos: (i) descrever o SIGQ-IUL, sua evolução e impacto no funcionamento da instituição; (ii) refletir sobre os desafios e oportunidades de desenvolvimento do projeto Sustentabilidade@ISCTE-IUL no SIGQ-IUL. O ISCTE-IUL é certificado pela norma ISO9001 desde 2008, prevendo-se para 2017 a adaptação do Sistema à atual versão da norma (2015). Em 2012, o SIGQ-IUL consolidou-se com a autoavaliação institucional da EUA e em 2015 obteve a certificação pela A3ES pelo período de 6 anos, sem restrições. O projeto Sustentabilidade@ISCTE-IUL, iniciado em 2016, envolve um conjunto de ações para a melhoria do desempenho sustentável da instituição, das quais se destaca a implementação e certificação do Sistema de Gestão Ambiental do ISCTE-IUL (ISO14001), assim como a primeira autoavaliação segundo o modelo de Sistema de Responsabilidade Social (ISO26000). Considerando a abrangência do SIGQ-IUL, um primeiro desafio prendia-se com o modelo previsto para a relação entre o SIGQ-IUL e a dimensão da sustentabilidade. Tendo-se optado por um patamar intermédio de integração, vários desafios emergem: (i) os impactos na estrutura do SIGQ-IUL, tanto no curto como no médio prazo; (ii) a estratégia de disseminação da política de sustentabilidade, envolvendo nomeadamente os interlocutores da qualidade; (iii) a seleção dos indicadores de referência a adotar; (iv) a forma de equilibrar as três vertentes da sustentabilidade. 
ER  -