Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Reis, M., Figueira, I., Ramiro, L. & Matos, M. G.  (2012). Comportamentos auto-lesivos na adolescência. In Matos, M. G., & Tomé, G. (Ed.), Aventura Social: Promoção de Competências e do Capital Social para um Empreendedorismo com Saúde na Escola e na Comunidade. Volume 1: Estado da Arte: Princípios, actores e contextos. (pp. 259-276). Lisboa: Placebo.
Export Reference (IEEE)
M. Reis et al.,  "Comportamentos auto-lesivos na adolescência", in Aventura Social: Promoção de Competências e do Capital Social para um Empreendedorismo com Saúde na Escola e na Comunidade. Volume 1: Estado da Arte: Princípios, actores e contextos, Matos, M. G., & Tomé, G., Ed., Lisboa, Placebo, 2012, vol. 1, pp. 259-276
Export BibTeX
@incollection{reis2012_1766479892324,
	author = "Reis, M. and Figueira, I. and Ramiro, L. and Matos, M. G. ",
	title = "Comportamentos auto-lesivos na adolescência",
	chapter = "",
	booktitle = "Aventura Social: Promoção de Competências e do Capital Social para um Empreendedorismo com Saúde na Escola e na Comunidade. Volume 1: Estado da Arte: Princípios, actores e contextos",
	year = "2012",
	volume = "1",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "259-259",
	publisher = "Placebo",
	address = "Lisboa",
	url = "http://www.codajic.org/node/1131"
}
Export RIS
TY  - CHAP
TI  - Comportamentos auto-lesivos na adolescência
T2  - Aventura Social: Promoção de Competências e do Capital Social para um Empreendedorismo com Saúde na Escola e na Comunidade. Volume 1: Estado da Arte: Princípios, actores e contextos
VL  - 1
AU  - Reis, M.
AU  - Figueira, I.
AU  - Ramiro, L.
AU  - Matos, M. G. 
PY  - 2012
SP  - 259-276
CY  - Lisboa
UR  - http://www.codajic.org/node/1131
AB  - Embora a adolescência seja vivida, de um modo geral, positivamente, é um período marcado por grande turbulência, em que ocorrem diversas transformações e que podem determinar dificuldades em várias áreas (familiares, escolares e de socialização). Durante este período de grande turbulência os adolescentes estão mais sujeitos a emoções fortes e até, por vezes, a episódios traumáticos de vida, para os quais podem ainda não ter competências pessoais e sociais suficientes para conseguirem gerir, pelo que alguns podem envolver-se em comportamentos lesivos como a violência autodirigida (Glassman, Weierich, Hooley, Deliberto & Nock, 2007). A Sociedade Internacional do Estudo da Violência Autodirigida define esta como uma autolesão direta e voluntária no tecido corporal sem intenção de suicídio e para fins socialmente não aceitáveis. São comummente aplicados os termos automutilação, cutting, autoagressão, autolesão e violência autodirigida para nomear o mesmo (ISSS, 2010). Desta forma, a violência autodirigida sem intenção de suicídio distingue-se dos comportamentos suicidas, que envolvem a intenção de morrer, das overdoses de drogas e dos comportamentos realizados para fins estéticos ou de autoexibição validados socialmente (por exemplo, piercings e tatuagens). Apesar do corte na pele ser um dos comportamentos mais conhecidos da violência autodirigida, estes podem assumir muitas formas, incluindo queimar-se, arranhar-se, esmurrar-se ou a quebra de ossos, se realizada com a intenção de mutilar o próprio. As lesões resultantes desse comportamento podem ser leves, moderadas ou graves (Favazza, 1998; ISSS,2010).
ER  -