Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Cachado, R. A., Carmo, R. M., Ferreira, D. & Santos, S. (2017). Usos e meios de transporte na Área Metropolitana de Lisboa: uma abordagem qualitativa da mobilidade. Análise Social. 52 (223), 392-415
R. D. Cachado et al., "Usos e meios de transporte na Área Metropolitana de Lisboa: uma abordagem qualitativa da mobilidade", in Análise Social, vol. 52, no. 223, pp. 392-415, 2017
@article{cachado2017_1731979569783, author = "Cachado, R. A. and Carmo, R. M. and Ferreira, D. and Santos, S.", title = "Usos e meios de transporte na Área Metropolitana de Lisboa: uma abordagem qualitativa da mobilidade", journal = "Análise Social", year = "2017", volume = "52", number = "223", pages = "392-415", url = "http://analisesocial.ics.ul.pt/?page_id=18" }
TY - JOUR TI - Usos e meios de transporte na Área Metropolitana de Lisboa: uma abordagem qualitativa da mobilidade T2 - Análise Social VL - 52 IS - 223 AU - Cachado, R. A. AU - Carmo, R. M. AU - Ferreira, D. AU - Santos, S. PY - 2017 SP - 392-415 SN - 0003-2573 UR - http://analisesocial.ics.ul.pt/?page_id=18 AB - Usos e meios de transporte na Área Metropolitana de Lisboa: uma abordagem qualitativa da mobilidade. Inserido num projeto de investigação sobre desigualdades e mobilidades na Área Metropolitana de Lisboa, este artigo pretende ser um contributo para o aprofundamento do debate sobre a produção das mobilidades espaciais em contexto urbano. Partindo de um conjunto de entrevistas a residentes em três municípios, o estudo desenvolvido reponde a dois objetivos fundamentais. Primeiro, descrever os principais usos e formas de deslocação, no sentido de identificar uma tendência que aponta para o crescente recurso a transportes motorizados a partir de marcos nas trajetórias dos entrevistados. Em segundo lugar, descortinar os fatores de diferenciação e as razões que fundamentam as escolhas entre o uso do transporte motorizado público ou particular. Os motivos enunciados derivam tanto das diversas experiências acumuladas ao longo da vida, como do impacto da crise económico-financeira, que representa um forte constrangimento relativamente à maior ponderação face aos custos implicados nas alternativas contempladas. ER -