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Zoettl, P. A. (2013). Ver e ser visto. O poder do olhar e o olhar de volta. Sociologias. 15 (34), 246-277
P. A. Zoettl, "Ver e ser visto. O poder do olhar e o olhar de volta", in Sociologias, vol. 15, no. 34, pp. 246-277, 2013
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TY - JOUR TI - Ver e ser visto. O poder do olhar e o olhar de volta T2 - Sociologias VL - 15 IS - 34 AU - Zoettl, P. A. PY - 2013 SP - 246-277 SN - 1517-4522 DO - 10.1590/S1517-45222013000300011 UR - http://www.seer.ufrgs.br/sociologias AB - Observações feitas durante uma oficina de vídeo participativo num bairro de imigrantes em Lisboa servem como ponto de partida para uma reflexão antropológico-visual sobre o "poder do olhar". O olhar das instituições do estado e dos agentes do poder, tanto do estado como da sociedade (como, por exemplo, dos media), refletem relações de poder e consolidam-nas. Os habitantes dos bairros desprivilegiados da periferia são o objeto de um olhar que os constitui na sua alteridade, e por meio do qual são apresentados, na sua "marginalidade imagética", à sociedade portuguesa como um todo. "Exibir", "ocultar" e "vigiar" são identificadas como formas "poderosas" de lidar com questões da visibilidade pública, e como elementos de uma "gramática" e ordem sócio-espacial do olhar, vigente nos centros urbanos do país. ER -