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Lopes, D. S. & Costa, A. R. (2016). Os ciganos de Lisboa e a escolarização: evoluções, impasses, dilemas (2003-2015). Configurações. 18, 67-86
D. S. Lopes and A. R. Costa, "Os ciganos de Lisboa e a escolarização: evoluções, impasses, dilemas (2003-2015)", in Configurações, no. 18, pp. 67-86, 2016
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TY - JOUR TI - Os ciganos de Lisboa e a escolarização: evoluções, impasses, dilemas (2003-2015) T2 - Configurações IS - 18 AU - Lopes, D. S. AU - Costa, A. R. PY - 2016 SP - 67-86 SN - 1646-5075 DO - 10.4000/configuracoes.3652 UR - https://configuracoes.revues.org/3652 AB - O presente artigo debruça-se sobre a relação dos ciganos com a escola, tomando como exemplo a população residente num bairro de Lisboa em dois momentos distintos, cada um deles correspondendo à realização de um trabalho de campo: 2003-2005 e 2014-2015. A informação empírica decorrente destas investigações permite afirmar que os ciganos de Lisboa valorizam uma certa aproximação e integração no mundo não-cigano que os rodeia, incluindo o universo educativo, o que os torna naturalmente recetivos a determinadas medidas de combate ao insucesso escolar. Ao mesmo tempo, a escola coloca desafios importantes a esta população: alguns destes desafios mexem com a performação da identidade cigana, enquanto outros decorrem da escassez de condições de ensino que lhe são oferecidas pelos não-ciganos. Numa tal situação, torna-se particularmente importante compreender a posição destas comunidades face à integração para, a partir daí, construir um caminho comum fundado no diálogo em vez de na imposição. Um tal desiderato nem sempre é fácil de conciliar com as políticas sociais, de educação e emprego, daí que a impressão mais marcante acerca do período temporal aqui em causa seja de estagnação. ER -