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Lopes, D. S. & Costa, A. R. (2016). Os ciganos de Lisboa e a escolarização: evoluções, impasses, dilemas (2003-2015). Configurações. 18, 67-86
Exportar Referência (IEEE)
D. S. Lopes and A. R. Costa,  "Os ciganos de Lisboa e a escolarização: evoluções, impasses, dilemas (2003-2015)", in Configurações, no. 18, pp. 67-86, 2016
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TY  - JOUR
TI  - Os ciganos de Lisboa e a escolarização: evoluções, impasses, dilemas (2003-2015)
T2  - Configurações
IS  - 18
AU  - Lopes, D. S.
AU  - Costa, A. R.
PY  - 2016
SP  - 67-86
SN  - 1646-5075
DO  - 10.4000/configuracoes.3652
UR  - https://configuracoes.revues.org/3652
AB  - O presente artigo debruça-se sobre a relação dos ciganos com a escola, tomando como exemplo a população residente num bairro de Lisboa em dois momentos distintos, cada um deles correspondendo à realização de um trabalho de campo: 2003-2005 e 2014-2015. A informação empírica decorrente destas investigações permite afirmar que os ciganos de Lisboa valorizam uma certa aproximação e integração no mundo não-cigano que os rodeia, incluindo o universo educativo, o que os torna naturalmente recetivos a determinadas medidas de combate ao insucesso escolar. Ao mesmo tempo, a escola coloca desafios importantes a esta população: alguns destes desafios mexem com a performação da identidade cigana, enquanto outros decorrem da escassez de condições de ensino que lhe são oferecidas pelos não-ciganos. Numa tal situação, torna-se particularmente importante compreender a posição destas comunidades face à integração para, a partir daí, construir um caminho comum fundado no diálogo em vez de na imposição. Um tal desiderato nem sempre é fácil de conciliar com as políticas sociais, de educação e emprego, daí que a impressão mais marcante acerca do período temporal aqui em causa seja de estagnação.
ER  -