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Sousa Ferreira, A.; Ferreira, A. S.  & Lourenço, V. (2013). PISA 2012 - Portugal, Primeiros Resultados. Lisboa. ProjAVI, MEC.
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A. M. Ferreira and V. Lourenço,  PISA 2012 - Portugal, Primeiros Resultados, ProjAVI, MEC ed., Lisboa, ProjAVI, MEC, 2013
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TY  - EDBOOK
TI  - PISA 2012 - Portugal, Primeiros Resultados
AU  - Sousa Ferreira, A.; Ferreira, A. S. 
AU  - Lourenço, V.
PY  - 2013
CY  - Lisboa
UR  - http://www.dgeec.mec.pt/np4/246/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=371&fileName=PISA_Primeiros_Resultados_PORTUGAL.pdf
AB  - Os resultados do PISA 2012 – Programme for International Student Assessment – são apresentados a 3 de dezembro de 2013. Desde 2000 que a OCDE promove esta avaliação dos conhecimentos e das competências dos alunos de 15 anos de países e regiões de todo o mundo, nos domínios da matemática, da leitura e das ciências. 
Portugal tem participado em todos os ciclos PISA, tendo feito parte dos 65 países/economias que, em 2012, testaram os seus alunos com o objetivo de obter informações baseadas nos padrões de desempenho estabelecidos pela OCDE que pudessem reverter para a melhoria dos seus sistemas educativos.
A presente nota de leitura é o primeiro documento de um conjunto de publicações cuja finalidade é divulgar os resultados de Portugal no PISA 2012. Nela se enuncia uma síntese dos resultados do desempenho dos alunos, quer através das pontuações globais quer através de níveis de proficiência, que mostra o que estes sabem e são capazes de fazer nos domínios da matemática, da leitura e das ciências. Nesta mesma nota, procede-se a uma análise temporal das tendências dos resultados e a uma comparação internacional dos resultados obtidos pelos alunos das várias economias participantes. Os resultados em matemática são objeto de uma apresentação mais detalhada, que inclui a diferenciação por áreas de conteúdo e por processos cognitivos.
No seu todo, o conjunto de publicações sobre os resultados de Portugal reportará o desempenho dos alunos nos três domínios, em termos globais e por áreas específicas da matemática, enunciará tendências, estabelecerá relações entre desempenho e fatores socioeconómicos, como medida da equidade dos sistemas educativos, analisará a relação entre o empenho, a atitude e a motivação dos alunos e o seu desempenho, assim como o papel que as escolas e as famílias podem ter no incentivo à aprendizagem. Procurará ainda descrever como o desempenho dos alunos está associado a certas características das escolas e dos sistemas educativos. Assim, pretende-se produzir um relatório nacional fascicular, simultaneamente abrangente e aprofundado, de modo a refletir a natureza variada dos resultados gerados pelas avaliações PISA, mas também de modo a permitir análises mais detalhadas desses resultados.
ER  -