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Flores, I., Casas-Novas, T. & Sousa Ferreira, A. (2016). Projeto aQeduto: O que mudou na educação em Portugal: 12 anos de avaliação internacional. In Manuel Miguéns (Ed.),  Estado da educação 2015. (pp. 226-251). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
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I. Flores et al.,  "Projeto aQeduto: O que mudou na educação em Portugal: 12 anos de avaliação internacional", in  Estado da educação 2015, Manuel Miguéns, Ed., Lisboa, Conselho Nacional de Educação, 2016, pp. 226-251
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TY  - CHAP
TI  - Projeto aQeduto: O que mudou na educação em Portugal: 12 anos de avaliação internacional
T2  -  Estado da educação 2015
AU  - Flores, I.
AU  - Casas-Novas, T.
AU  - Sousa Ferreira, A.
PY  - 2016
SP  - 226-251
CY  - Lisboa
UR  - http://www.cnedu.pt/content/noticias/CNE/Estado_da_Educacao_2015_versao_digital.pdf
AB  - O senso comum em educação ganhou larga expressão nas últimas décadas. A progressiva mediatização dos problemas do sistema de ensino tem conduzido à consagração de adquiridos que nem sempre se sustentam em evidência científica. O projeto de investigação, ‘aQeduto: avaliação, qualidade e equidade em educação’, tem por objetivo divulgar evidência capaz de caracterizar e justificar as alterações no sistema de ensino português, tanto a nível longitudinal, como em relação a um conjunto de outros países europeus, baseando-se em investigação comparada a partir das bases de dados dos alunos portugueses que participaram nos sucessivos ciclos de testes PISA (2000, 2003, 2006, 2009, 2012). O projeto visa também explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, nomeadamente os fatores responsáveis pela evolução positiva verificada em Portugal ao longo dos doze anos, tendo em conta três eixos fundamentais: os alunos (alterações na condição social, económica, cultural, comportamental e motivacional dos alunos e das famílias); as escolas (mudanças na organização escolar); e o país (variações nas condições económicas a nível macro do país).

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