Export Publication

The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.

Export Reference (APA)
Rodrigues, L. N. (2017). Os Estados Unidos da América e a Renovação do Sistema Internacional. Seminário Internacional “1917: o ano decisivo na Primeira Guerra Mundial?”.
Export Reference (IEEE)
L. N. Rodrigues,  "Os Estados Unidos da América e a Renovação do Sistema Internacional", in Seminário Internacional “1917: o ano decisivo na Primeira Guerra Mundial?”, Lisboa, 2017
Export BibTeX
@misc{rodrigues2017_1716101144547,
	author = "Rodrigues, L. N.",
	title = "Os Estados Unidos da América e a Renovação do Sistema Internacional",
	year = "2017",
	howpublished = "Other"
}
Export RIS
TY  - CPAPER
TI  - Os Estados Unidos da América e a Renovação do Sistema Internacional
T2  - Seminário Internacional “1917: o ano decisivo na Primeira Guerra Mundial?”
AU  - Rodrigues, L. N.
PY  - 2017
CY  - Lisboa
AB  - A participação dos Estados Unidos na I Guerra Mundial constituiu um marco assinalável na história deste país e da sua relação com o sistema internacional. Pode aliás dizer-se, de uma maneira mais abrangente, que o período da presidência de Woodrow Wilson, entre 1913 e 1921 significou o culminar de uma evolução que se desenrolou ao longo de todo o século XIX. Após a sua independência no final do século XVIII, os Estados Unidos tinham-se tornado gradualmente uma potência continental, através de um processo de expansão territorial que lhe permitiu chegar às margens do Pacífico. Depois, a segunda metade do século XIX – sobretudo os seus anos finais – permitiu aos Estados Unidos afirmarem-se como um poder “hemisférico”, quase que culminando a doutrina de Monroe, transformando-se numa potência regional que exercia uma hegemonia real sobre a América Central, sobre a América do Sul, sobre as áreas do Pacífico que lhe eram mais próximas. Agora, com a I Guerra Mundial os Estados Unidos intervinham diretamente no palco europeu, no centro do sistema internacional, emergindo como uma potência verdadeiramente global e ascendendo ao primeiro plano das relações internacionais, com responsabilidades agora na futura organização do mundo.
ER  -