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Henriques, S., Moreira, J. A., Barros, D. & Goulão, M. F. (2017). Respondendo aos desafios formativos da era digital: o Curso de Formação para a Docência Online. In Paulo Dias, Darlinda Moreira, António Quintas-Mendes (Ed.), Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital . (pp. 148-178). Lisboa: Universidade Aberta.
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S. A. Henriques et al.,  "Respondendo aos desafios formativos da era digital: o Curso de Formação para a Docência Online", in Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital , Paulo Dias, Darlinda Moreira, António Quintas-Mendes, Ed., Lisboa, Universidade Aberta, 2017, pp. 148-178
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TY  - CHAP
TI  - Respondendo aos desafios formativos da era digital: o Curso de Formação para a Docência Online
T2  - Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital 
AU  - Henriques, S.
AU  - Moreira, J. A.
AU  - Barros, D.
AU  - Goulão, M. F.
PY  - 2017
SP  - 148-178
CY  - Lisboa
AB  - A evolução tecnológica e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e cenários de aprendizagem. Sendo a educação em rede um processo que se caracteriza pela utilização de plataformas, de interfaces online, de recursos educacionais abertos ou redes sociais, torna-se necessário fomentar práticas pedagógicas ativas e construtivistas
que sustentem um conhecimento coletivo e uma aprendizagem colaborativa. Na realidade, a adoção de ambientes online no campo da educação já deu provas do seu potencial. Trata-se agora de ensinar os indivíduos a aprender recorrendo a metodologias flexíveis e inclusivas, onde se integrem diferentes recursos didáticos, conteúdos dinâmicos e interativos, onde se diversifiquem os canais de comunicação e as formas de trabalhar. Mas para que isso aconteça é necessário que os professores possam dar uma resposta efetiva aos desafios que a introdução das tecnologias de informação e comunicação colocam. Concretamente, reforçando as suas competências e os seus conhecimentos científicos, pedagógico-didáticos, e sobretudo, tecnológicos. Deverão, pois, ser desencadeados processos educativos destinados a melhorar e a desenvolver a sua qualidade profissional, recorrendo a modelos de formação que se coadunem com as dinâmicas pedagógicas da web social como o modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo), que enfatiza novas formas de conhecimento que resultam da interligação entre três conhecimentos: Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), Conhecimento Técnico do Conteúdo (TCK) e o Conhecimento Técnico Pedagógico do Conteúdo (TPK).
Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb) concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente voltado para o ensino superior que aqui apresentamos e analisamos com o objetivo de contribuir para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas.
ER  -