Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Lopes, P. & Henriques, S. (2017). Literacia digital dos adultos portugueses: estratégia metodológica. In Ricardo Palmeiro, Luísa Aires, Visitación Pereda (Ed.), Literacia e inclusão digital: boas práticas em Portugal e em Espanha. (pp. 143-148). Lisboa: Universidade Aberta.
Exportar Referência (IEEE)
P. C. Lopes and S. A. Henriques,  "Literacia digital dos adultos portugueses: estratégia metodológica", in Literacia e inclusão digital: boas práticas em Portugal e em Espanha, Ricardo Palmeiro, Luísa Aires, Visitación Pereda, Ed., Lisboa, Universidade Aberta, 2017, pp. 143-148
Exportar BibTeX
@incollection{lopes2017_1711622330634,
	author = "Lopes, P. and Henriques, S.",
	title = "Literacia digital dos adultos portugueses: estratégia metodológica",
	chapter = "",
	booktitle = "Literacia e inclusão digital: boas práticas em Portugal e em Espanha",
	year = "2017",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "143-143",
	publisher = "Universidade Aberta",
	address = "Lisboa"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Literacia digital dos adultos portugueses: estratégia metodológica
T2  - Literacia e inclusão digital: boas práticas em Portugal e em Espanha
AU  - Lopes, P.
AU  - Henriques, S.
PY  - 2017
SP  - 143-148
CY  - Lisboa
AB  - Este documento resulta de uma investigação em curso cujo objeto de estudo é a literacia digital dos adultos portugueses na sociedade em rede. Pretende-se contribuir para o conhecimento das práticas digitais e das competências de literacia digital desses adultos.
Constituem objetivos centrais da pesquisa captar regularidades e singularidades presentes nas estratégias que os indivíduos desenvolvem para responderem às novas exigências que se lhes colocam na sociedade em rede. Procuramos contributos de resposta através da articulação entre diversas perspetivas teóricas, bem como da mobilização de diversas estratégias metodológicas. É precisamente sobre essas estratégias que nos centramos neste texto, em particular na discussão das dimensões e indicadores que constituem o inquérito por questionário e a prova de competências, instrumentos aplicados na primeira fase do estudo. Está prevista a realização de focus group para recolha de informação qualitativa.
Tratando-se de um estudo realizado no âmbito da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local - ELO, consideramos que a rede de Centros Locais de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) conta com uma dispersão no território nacional que facilitará a aproximação estratégica à realidade em estudo, permitindo a constituição de uma amostra não probabilística a nível nacional entre a população adulta portuguesa.
ER  -