Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Magano, O., Melro, Ana, Sousa, Fátima & Pinheiro, Ana (2013). Ensino online e participação na unidade curriculra Introdução às Ciências Sociais. In Maria João Gomes, António José Osório, Altina Ramos, Bento Duarte da Silva, Luís Valente (Ed.), Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere. (pp. 517). Braga: Universidade do Minho.
O. M. Magano et al., "Ensino online e participação na unidade curriculra Introdução às Ciências Sociais", in Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere, Maria João Gomes, António José Osório, Altina Ramos, Bento Duarte da Silva, Luís Valente, Ed., Braga, Universidade do Minho, 2013, pp. 517
@inproceedings{magano2013_1715933337723, author = "Magano, O. and Melro, Ana and Sousa, Fátima and Pinheiro, Ana", title = "Ensino online e participação na unidade curriculra Introdução às Ciências Sociais", booktitle = "Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere", year = "2013", editor = "Maria João Gomes, António José Osório, Altina Ramos, Bento Duarte da Silva, Luís Valente", volume = "", number = "", series = "", publisher = "Universidade do Minho", address = "Braga", organization = "", url = "http://193.137.91.134/challenges/wpcontent/uploads/2013/07/atas_challenges2013.pdf" }
TY - CPAPER TI - Ensino online e participação na unidade curriculra Introdução às Ciências Sociais T2 - Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere AU - Magano, O. AU - Melro, Ana AU - Sousa, Fátima AU - Pinheiro, Ana PY - 2013 CY - Braga UR - http://193.137.91.134/challenges/wpcontent/uploads/2013/07/atas_challenges2013.pdf AB - O objetivo desta comunicação é refletir sobre a experiência de ensino online na Unidade Curricular de Introdução às Ciências Sociais, 1º ano do plano de estudos da Licenciatura em Ciências Sociais, Universidade Aberta, em particular no que se refere à participação dos estudantes nas turmas virtuais. Esta Unidade Curricular apresenta algumas características particulares, tais como o elevado número de estudantes, várias turmas e tutoras, o que complexifica a organização e gestão dos processo de ensino-aprendizagem. Quais as variáveis e fatores de sucesso e insucesso que interferem na participação dos alunos? Qual o papel do docente/tutor na participação dos alunos? Estas são algumas das questões que tentamos aprofundar neste texto conciliando a experiência profissional com a perspetiva pedagógica e científica de contribuir para a melhoria dos resultados académicos. ER -