Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mateus, S. & Matias, A.R. (2017). A aprendizagem do português língua estrangeira (PLE): as motivacões e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo [The learning of Portuguese foreign language (PLE): the motivations and sociological profiles of young people seeking certification in Portuguese in the world]. Simpósio 69 – Bordas e Fronteiros do Português Globalizado, 6.ª Edição Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP).
Exportar Referência (IEEE)
S. C. Gomes and A. R. Matias,  "A aprendizagem do português língua estrangeira (PLE): as motivacões e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo [The learning of Portuguese foreign language (PLE): the motivations and sociological profiles of young people seeking certification in Portuguese in the world]", in Simpósio 69 – Bordas e Fronteiros do Português Globalizado, 6.ª Edição Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP), Santarém, 2017
Exportar BibTeX
@misc{gomes2017_1714058797633,
	author = "Mateus, S. and Matias, A.R.",
	title = "A aprendizagem do português língua estrangeira (PLE): as motivacões e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo [The learning of Portuguese foreign language (PLE): the motivations and sociological profiles of young people seeking certification in Portuguese in the world]",
	year = "2017",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "http://simelp.ese.ipsantarem.pt/simposio-69/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - A aprendizagem do português língua estrangeira (PLE): as motivacões e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo [The learning of Portuguese foreign language (PLE): the motivations and sociological profiles of young people seeking certification in Portuguese in the world]
T2  - Simpósio 69 – Bordas e Fronteiros do Português Globalizado, 6.ª Edição Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP)
AU  - Mateus, S.
AU  - Matias, A.R.
PY  - 2017
CY  - Santarém
UR  - http://simelp.ese.ipsantarem.pt/simposio-69/
AB  - A mobilidade contemporânea tem vindo a assumir-se como uma questão central na produção científica no âmbito das ciências sociais (Urry, 2007; Cresswell, 2006), nomeadamente em Portugal (Cairns, 2009; Lopes, 2014; Queirós, 2010). No contexto atual, assistimos à multiplicação das oportunidades formativas e laborais em contexto internacional. E contamos com novas gerações de jovens afetadas por processos de globalização biográfica, de pertença múltipla, de mobilidades amplas e aceleradas. Mas sabemos ainda pouco sobre o lugar da aprendizagem da língua nos projetos e trajetórias de mobilidade, nomeadamente entre os mais novos. Com esta comunicação pretendemos identificar perfis sociológicos de quem procura a certificação do português como língua estrangeira (PLE), a partir de dados sociodemográficos (sexo, idade, naturalidade, nacionalidade, nível de escolaridade, situação perante o trabalho, profissão) e das motivações apresentadas para a mesma certificação. Procura-se compreender de que modo a aprendizagem e certificação da língua portuguesa se inserem num projeto de mobilidade individual, e de que forma a aprendizagem linguística se constitui como um dos fatores de favorecimento da emergência desse projeto. A análise irá suportar-se na base de dados internacional do CAPLE, e contemplará os candidatos a certificação em português como língua estrangeira, jovens (entre os 18 e os 29 anos), a partir de 2010.
ER  -