Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Mateus, S. & Matias, A.R. (2017). A aprendizagem do português língua estrangeira (PLE): as motivacões e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo [The learning of Portuguese foreign language (PLE): the motivations and sociological profiles of young people seeking certification in Portuguese in the world]. Simpósio 69 – Bordas e Fronteiros do Português Globalizado, 6.ª Edição Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP).
S. C. Gomes and A. R. Matias, "A aprendizagem do português língua estrangeira (PLE): as motivacões e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo [The learning of Portuguese foreign language (PLE): the motivations and sociological profiles of young people seeking certification in Portuguese in the world]", in Simpósio 69 – Bordas e Fronteiros do Português Globalizado, 6.ª Edição Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP), Santarém, 2017
@misc{gomes2017_1732367785441, author = "Mateus, S. and Matias, A.R.", title = "A aprendizagem do português língua estrangeira (PLE): as motivacões e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo [The learning of Portuguese foreign language (PLE): the motivations and sociological profiles of young people seeking certification in Portuguese in the world]", year = "2017", howpublished = "Ambos (impresso e digital)", url = "http://simelp.ese.ipsantarem.pt/simposio-69/" }
TY - CPAPER TI - A aprendizagem do português língua estrangeira (PLE): as motivacões e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo [The learning of Portuguese foreign language (PLE): the motivations and sociological profiles of young people seeking certification in Portuguese in the world] T2 - Simpósio 69 – Bordas e Fronteiros do Português Globalizado, 6.ª Edição Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP) AU - Mateus, S. AU - Matias, A.R. PY - 2017 CY - Santarém UR - http://simelp.ese.ipsantarem.pt/simposio-69/ AB - A mobilidade contemporânea tem vindo a assumir-se como uma questão central na produção científica no âmbito das ciências sociais (Urry, 2007; Cresswell, 2006), nomeadamente em Portugal (Cairns, 2009; Lopes, 2014; Queirós, 2010). No contexto atual, assistimos à multiplicação das oportunidades formativas e laborais em contexto internacional. E contamos com novas gerações de jovens afetadas por processos de globalização biográfica, de pertença múltipla, de mobilidades amplas e aceleradas. Mas sabemos ainda pouco sobre o lugar da aprendizagem da língua nos projetos e trajetórias de mobilidade, nomeadamente entre os mais novos. Com esta comunicação pretendemos identificar perfis sociológicos de quem procura a certificação do português como língua estrangeira (PLE), a partir de dados sociodemográficos (sexo, idade, naturalidade, nacionalidade, nível de escolaridade, situação perante o trabalho, profissão) e das motivações apresentadas para a mesma certificação. Procura-se compreender de que modo a aprendizagem e certificação da língua portuguesa se inserem num projeto de mobilidade individual, e de que forma a aprendizagem linguística se constitui como um dos fatores de favorecimento da emergência desse projeto. A análise irá suportar-se na base de dados internacional do CAPLE, e contemplará os candidatos a certificação em português como língua estrangeira, jovens (entre os 18 e os 29 anos), a partir de 2010. ER -