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Seabra, T. (2017). Relação das famílias com a escolaridade e sucesso escolar: comparação entre famílias de origem cabo-verdiana, origem indiana e autóctones. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia da Educação. 19 (1), 163-180
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T. D. Almeida,  "Relação das famílias com a escolaridade e sucesso escolar: comparação entre famílias de origem cabo-verdiana, origem indiana e autóctones", in DOXA: Revista Brasileira de Psicologia da Educação, vol. 19, no. 1, pp. 163-180, 2017
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TY  - JOUR
TI  - Relação das famílias com a escolaridade e sucesso escolar: comparação entre famílias de origem cabo-verdiana, origem indiana e autóctones
T2  - DOXA: Revista Brasileira de Psicologia da Educação
VL  - 19
IS  - 1
AU  - Seabra, T.
PY  - 2017
SP  - 163-180
SN  - 2594-8385
DO  - 10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10827
UR  - http://seer.fclar.unesp.br/doxa/index
AB  - A explicação para a desigualdade dos desempenhos escolares dada pelos profissionais da educação vem frequentemente associada à amplitude do apoio familiar à escolarização dos descendentes. Com o intuito de explorarmos esta relação analisam-se resultados de parte de um inquérito por questionário aplicado junto de crianças do 5º e 6º ano de escolaridade, onde foi possível identificar a trajectória escolar de cada aluno e as representações e práticas dos seus progenitores na relação com a escola. Trata-se de um total de 837 alunos distribuídos por 8 escolas dos concelhos de Lisboa e Loures, com diferentes origens nacionais. Compara-se a informação para os alunos autóctones, para os que têm origem cabo-verdiana e os que têm origem indiana. Concluímos que o apoio familiar à escolaridade (índice construído com base na ida às reuniões escolares, no controlo que exercem sobre os trabalhos de casa, no apoio prestado nas dificuldades e, ainda, no diálogo sobre a vida escolar) contribui para o desempenho escolar e que as duas variáveis variam numa relação directa. Contudo, esse apoio não constitui, de modo algum, uma condição suficiente ao êxito ou fracasso escolares, dado não ser pertinente concluir pelo efeito decisivo das práticas de apoio familiar à escolaridade sobre os resultados que os alunos obtêm na escola. Verificou-se, ainda, existir uma relação mais forte com os resultados obtidos quando se trata dos alunos de origem cabo-verdiana e mais frágil com são os de origem indiana.
ER  -