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Schippling, A. (2018). Regulação através de organizações educativas transnacionais: o exemplo do campo das escolas internacionais na Grande Lisboa. In António Neto-Mendes, Jorge Adelino Costa, Manuela Gonçalves, Dora Fonseca (Ed.), VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar. (pp. 273-289). Aveiro: UA Editora.
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A. Schippling,  "Regulação através de organizações educativas transnacionais: o exemplo do campo das escolas internacionais na Grande Lisboa", in VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, António Neto-Mendes, Jorge Adelino Costa, Manuela Gonçalves, Dora Fonseca, Ed., Aveiro, UA Editora, 2018, pp. 273-289
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TY  - CPAPER
TI  - Regulação através de organizações educativas transnacionais: o exemplo do campo das escolas internacionais na Grande Lisboa
T2  - VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar
AU  - Schippling, A.
PY  - 2018
SP  - 273-289
CY  - Aveiro
UR  - http://simposiooge.web.ua.pt/2017/
AB  - Sobretudo na área da Grande Lisboa, durante as últimas décadas, verificou-se tanto um crescimento como uma diversificação das escolas internacionais. Nesse processo, as organizações educativas transnacionais, como, por exemplo, a International Baccalaureate® (IB) e a Cambridge International Examinations (CIE), desempenham um papel crucial. Relativamente às escolas internacionais em Portugal e às organizações educativas transnacionais que as regulam, existe um défice de investigação, no que diz respeito à área de Lisboa, os estudos estão completamente ausentes. O artigo surge como resposta a esse défice de investigação e analisa, por um lado, o desenvolvimento e os conteúdos programáticos dessas organizações educativas transnacionais. Por outro, dedica-se à questão da influência regulativa dessas organizações nas escolas internacionais na Grande Lisboa e apresenta resultados de análise de entrevistas semidiretivas com os diretores e administradores das escolas internacionais nessa região, que oferecem programas e diplomas da IB ou da CIE. Numa perspetiva teórica, o artigo recorre a conceitos de investigação sobre transnacionalidade em torno da educação, como, por exemplo, o conceito de “transnational spaces of education” (Hayden, 2011). A nível metodológico, baseia-se num design empírico-qualitativo que abrange uma análise dos sítios eletrónicos das organizações educativas transnacionais e entrevistas semidiretivas com os diretores e administradores das escolas. No total, o artigo visa abrir novas perspetivas sobre um segmento educativo até agora, nunca estudado: as escolas internacionais na Grande Lisboa. Ao mesmo tempo, cria conhecimento sobre novas formas de regulação no sistema educativo.
ER  -