Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mateus, S. (2017). Articulação e cumulatividade entre marcadores de diferença: complexificando a análise sociológica do sucesso escolar. In Setton, Maria da Graça J.; Torres, Leonor L.; Gomes, Elias E.; Seabra, Teresa; Jardim, Fabiana; Dionísio, Bruno e Corrochano, Maria Carla (Ed.), Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal. (pp. 114-128). Minas Gerais: Universidade Federal de Alfenas.
Exportar Referência (IEEE)
S. C. Gomes,  "Articulação e cumulatividade entre marcadores de diferença: complexificando a análise sociológica do sucesso escolar", in Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal, Setton, Maria da Graça J.; Torres, Leonor L.; Gomes, Elias E.; Seabra, Teresa; Jardim, Fabiana; Dionísio, Bruno e Corrochano, Maria Carla, Ed., Minas Gerais, Universidade Federal de Alfenas, 2017, pp. 114-128
Exportar BibTeX
@incollection{gomes2017_1711691609908,
	author = "Mateus, S.",
	title = "Articulação e cumulatividade entre marcadores de diferença: complexificando a análise sociológica do sucesso escolar",
	chapter = "",
	booktitle = "Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal",
	year = "2017",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "114-114",
	publisher = "Universidade Federal de Alfenas",
	address = "Minas Gerais"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Articulação e cumulatividade entre marcadores de diferença: complexificando a análise sociológica do sucesso escolar
T2  - Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal
AU  - Mateus, S.
PY  - 2017
SP  - 114-128
CY  - Minas Gerais
AB  - Neste texto faz-se uma reflexão sobre os marcadores de diferença, que têm sido desde há muito observados como primados explicativos do sucesso escolar. Os contributos mais especializados tendem a focar-se num marcador específico – o género, a classe social, a origem étnica, entre outros. Mas as articulações estes vários marcadores produzem também efeitos específicos nas trajetórias. Procura responder à questão: na educação, de que forma os marcadores sociais de diferença se coligam e sobrepõem, e com que efeitos? Tem por base o conhecimento produzido em pesquisas realizadas em Portugal, que analisaram as trajetórias e experiências escolares de jovens descendentes de imigrantes em vários níveis de ensino – 2º ciclo do ensino básico, 3º ciclo do ensino básico e ensino superior. 
ER  -