Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Cordeiro, Graça Índias (2017). Interações portuguesas e brasileiras na diáspora:os vários sentidos das festas de Santo António em Boston. A Devoção a Santo António em Portugal e no Brasil.
Exportar Referência (IEEE)
M. D. Cordeiro,  "Interações portuguesas e brasileiras na diáspora:os vários sentidos das festas de Santo António em Boston", in A Devoção a Santo António em Portugal e no Brasil, Lisboa, 2017
Exportar BibTeX
@misc{cordeiro2017_1714649875420,
	author = "Cordeiro, Graça Índias",
	title = "Interações portuguesas e brasileiras na diáspora:os vários sentidos das festas de Santo António em Boston",
	year = "2017",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/interacoes-portuguesas-e-brasileiras-na-diasporaos-varios-sentidos-das-festas-de-santo-antonio-em/43499?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Interações portuguesas e brasileiras na diáspora:os vários sentidos das festas de Santo António em Boston
T2  - A Devoção a Santo António em Portugal e no Brasil
AU  - Cordeiro, Graça Índias
PY  - 2017
CY  - Lisboa
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/interacoes-portuguesas-e-brasileiras-na-diasporaos-varios-sentidos-das-festas-de-santo-antonio-em/43499?lang=en
AB  - A igreja de Santo António, na pequena cidade de Cambridge, sede da paróquia portuguesa fundada em 1902, é uma referência central na área de Boston, tanto para a comunidade luso-americana, de origem maioritariamente açoriana, como para a comunidade brasileira católica desta região. As ruas e squares adjacentes a esta igreja, no bairro de East Cambridge, vivem, ciclicamente, o seu momento de maior visibilidade pública nos meses de maio a junho, devido às atividades organizadas por esta igreja em conjunto com famílias, associações, restaurantes, escolas, empresas da região de Boston. A Igreja de Santo António surge como um topónimo que reforça a centralidade metropolitana deste bairro relativamente à comunidade Portuguese-American e, mais recentemente, à comunidade brasileira, ambas dispersas por áreas vizinhas e áreas suburbanas do estado do Massachusetts. As festas de Santo Cristo, de Santo António, Juninas e as procissões de Santo Cristo e de Santo António, são momentos altos da  visibilidade da presença portuguesa e brasileira, localmente expressiva apesar de muito discreta a nível citadino. Efetivamente, a grande festa de Santo António em Boston é aquela que é organizada pela comunidade italiana de um outro bairro - North End – considerada a maior festa religiosa italiana em Nova Inglaterra, designada como ‘a festa das festas’ pelo National Geographic. É sobre o contraste entre diversas práticas festivas e representacionais de Santo António na paisagem étnica da cidade de Boston que esta comunicação se vai debruçar.
ER  -