Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Dores, A. P. (2017). Actualização do direito: actualização das ciências sociais. In Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política: Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS. (pp. 143-155). Coimbra: CES.
Exportar Referência (IEEE)
A. P. Dores,  "Actualização do direito: actualização das ciências sociais", in Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política: Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS, Coimbra, CES, 2017, pp. 143-155
Exportar BibTeX
@inproceedings{dores2017_1713457922577,
	author = "Dores, A. P.",
	title = "Actualização do direito: actualização das ciências sociais",
	booktitle = "Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política: Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS",
	year = "2017",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "143-155",
	publisher = "CES",
	address = "Coimbra",
	organization = "Secção Sociologia do Direito e da Justiça APS",
	url = " http://www.ces.uc.pt/publicacoes/cescontexto/ficheiros/cescontexto_debates_xix.pdf "
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Actualização do direito: actualização das ciências sociais
T2  - Direitos, Justiça, Cidadania: O Direito na Constituição da Política: Atas do Primeiro Encontro da Secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS
AU  - Dores, A. P.
PY  - 2017
SP  - 143-155
CY  - Coimbra
UR  -  http://www.ces.uc.pt/publicacoes/cescontexto/ficheiros/cescontexto_debates_xix.pdf 
AB  - O direito moderno tem servido a concentração no Estado das diferentes formas de condução política, próprias da aristocracia, da burguesia, dos trabalhadores, segundo a fórmula de Montesquieu: separação de poderes integrados.
Nas últimas décadas, a troca de liberdades por segurança tem menorizado o direito. A globalização não foi acompanhada pela reorganização judiciária. Há épocas, como a que vivemos, onde é preciso voltar a pensar nos direitos, como um todo, para os actualizar.
Quando a sociedade evoluiu para formas cada vez mais desconcentradas de poder, através da multiplicação de instituições e a sua dispersão por diferentes níveis – local, nacional, regional, global, sideral – multiplicados pela internet, capaz de criar um mundo virtual à medida de cada pessoa, a estratégia tão eficaz e satisfatória de Montesquieu continua a ser útil? 


ER  -