Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Capucha, L., Alves, E. & Tavares, I. (2016). Os sociólogos e as Cartas Educativas: O caso de Vila Franca de Xira. In IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios. Faro: Associação Portuguesa de Sociologia.
L. M. Capucha et al., "Os sociólogos e as Cartas Educativas: O caso de Vila Franca de Xira", in IX Congr.o Português de Sociologia: Portugal, território de territórios, Faro, Associação Portuguesa de Sociologia, 2016
@inproceedings{capucha2016_1732196831151, author = "Capucha, L. and Alves, E. and Tavares, I.", title = "Os sociólogos e as Cartas Educativas: O caso de Vila Franca de Xira", booktitle = "IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios", year = "2016", editor = "", volume = "", number = "", series = "", publisher = "Associação Portuguesa de Sociologia", address = "Faro", organization = "Universidade do Algarve", url = "https://associacaoportuguesasociologia.pt/ix_congresso/actas/actas" }
TY - CPAPER TI - Os sociólogos e as Cartas Educativas: O caso de Vila Franca de Xira T2 - IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios AU - Capucha, L. AU - Alves, E. AU - Tavares, I. PY - 2016 CY - Faro UR - https://associacaoportuguesasociologia.pt/ix_congresso/actas/actas AB - A comunicação que se propõe trata do contributo da Sociologia e dos sociólogos para o planeamento estratégico da educação, materializado no caso específico da Carta Educativa de Vila Franca de Xira. A experiência de elaboração de uma Carta Educativa, por parte de uma equipa de sociólogos do CIES-IUL, e a metodologia adotada põem em evidência a importância da Sociologia no Planeamento e na mobilização das metodologias de investigação-ação, num contexto em que outras disciplinas têm tendido a padronizar procedimentos e a transformar o exercício do planeamento e da avaliação numa mera administração de instrumentos pré-fabricados. Neste sentido, pretende explorar-se, através da perspetiva e da imaginação sociológica, algumas das potencialidades de instrumentos já implantados no campo da educação, como é o caso da Carta Educativa. ER -