Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Capucha, L. (2016). Quatro ideias sobre a sociologia e o seu uso profissional. In IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios. Faro: Associação Portuguesa de Sociologia.
Exportar Referência (IEEE)
L. M. Capucha,  "Quatro ideias sobre a sociologia e o seu uso profissional", in IX Congr.o Português de Sociologia: Portugal, território de territórios, Faro, Associação Portuguesa de Sociologia, 2016
Exportar BibTeX
@inproceedings{capucha2016_1714519600643,
	author = "Capucha, L.",
	title = "Quatro ideias sobre a sociologia e o seu uso profissional",
	booktitle = "IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios",
	year = "2016",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	publisher = "Associação Portuguesa de Sociologia",
	address = "Faro",
	organization = "Universidade do Algarve",
	url = "https://associacaoportuguesasociologia.pt/ix_congresso/actas/actas"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Quatro ideias sobre a sociologia e o seu uso profissional
T2  - IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios
AU  - Capucha, L.
PY  - 2016
CY  - Faro
UR  - https://associacaoportuguesasociologia.pt/ix_congresso/actas/actas
AB  - A reflexividade, como atributo das pessoas e das instituições sociais, permite-lhes utilizar a sociologia na resolução de problemas sociais. Essa é, de resto, a vocação com que esta ciência nasceu.
A sociologia continua a responder aos desafios colocados pelos problemas sociais, não apenas através do trabalho produzido nas instituições académicas, mas também nos mais diversos contextos profissionais. A presença da sociologia na sociedade portuguesa tem vindo a crescer e a diversificar-se, Porém, a presença dos sociólogos que não trabalham nas universidades na APS tem vindo a reduzir-se.
Ora, importa por isso criar os instrumentos que permitam uma melhor estruturação da profissão. Desde logo afastando a tralha do relativismo, em parte responsável pelo afastamento dos sociólogos não académicos. Depois multiplicando as possibilidades de encontro e de participação nas estruturas associativas.
ER  -