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Capucha, L. & Alves, E. (2015). Contributos da sociologia para o planeamento em educação: O caso da Carta Educativa de Vila Franca de Xira. In Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P. (Ed.), Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos. (pp. 535-547). Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
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L. M. Capucha and E. D. Alves,  "Contributos da sociologia para o planeamento em educação: O caso da Carta Educativa de Vila Franca de Xira", in Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos, Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P., Ed., Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia (APS), 2015, pp. 535-547
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TY  - CPAPER
TI  - Contributos da sociologia para o planeamento em educação: O caso da Carta Educativa de Vila Franca de Xira
T2  - Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos
AU  - Capucha, L.
AU  - Alves, E.
PY  - 2015
SP  - 535-547
CY  - Lisboa
UR  - https://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/tematica_DPR45f990cfec622_1-1.pdf
AB  - Apresente comunicação, realizada no âmbito da I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - Políticas Educativas na Europa do Sul, resulta da revisão e elaboração da Carta Educativa do concelho de Vila Franca de Xira, pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) após procedimento de consulta prévia para o efeito. A mesma abordou um conjunto de questões reveladoras da importância da Sociologia para o planeamento em educação, em particular no campo da elaboração das Cartas Educativas.
Seguindo a comunicação realizada e aprofundando alguns aspetos, procede-se, em primeiro lugar, a uma breve abordagem das Cartas Educativas no quadro da organização do sistema educativo e a algumas tendências das políticas educativas em Portugal nos últimos anos. Em seguida, apresentam-se os objetivos e conteúdos obrigatórios das Cartas Educativas, conforme estabelecidos no Decreto-Lei nº 7/2003, de 15 de janeiro, enunciando os principais desafios e potencialidades deste tipo de projetos concelhios de planeamento da educação. Por fim, aborda-se a importância e o papel da sociologia aplicada à elaboração das Cartas Educativas, a partir da experiência concreta de Vila Franca de Xira.
ER  -