Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Dores, A. (2017). Misoginia e elitismo. Para que serve a sociologia?.
Exportar Referência (IEEE)
A. P. Dores,  "Misoginia e elitismo", in Para que serve a sociologia?, 2017
Exportar BibTeX
@misc{dores2017_1714599636571,
	author = "Dores, A.",
	title = "Misoginia e elitismo",
	year = "2017",
	howpublished = "Digital",
	url = "https://sociologia.hypotheses.org/485"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Misoginia e elitismo
T2  - Para que serve a sociologia?
AU  - Dores, A.
PY  - 2017
UR  - https://sociologia.hypotheses.org/485
AB  - Quem passeie cães na rua, dar-se-á conta da convicção de muitos donos de cães de haver traços genéticos que determinam comportamentos agressivos. Em particular, que dois machos quando se cruzam brigarão necessariamente. Quando, a experiência mostra que podem perfeitamente dar-se bem, cheirar-se e até gostarem da companhia um do outro, mesmo na presença de fêmeas. Sobretudo se estão sem trela. A trela tem um efeito de aumentar a probabilidade de um cão se manifestar agressivo – ladrar com o pelo eriçado, o que não quer dizer que entrem em luta se não os agarrarem.

Há uma projecção do determinismo biológico do sexo sobre os comportamentos que corresponde à misoginia em torno da qual se organiza a vida social. As mulheres são chamadas a cuidar e conter (ou não) os instintos predadores alegadamente espontâneos nos homens.
ER  -