Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Capucha, Luís (2010). Inovação e justiça social: políticas activas para a inclusão educativa. Sociologia, Problemas e Práticas. 63, 25-50
Exportar Referência (IEEE)
L. M. Capucha,  "Inovação e justiça social: políticas activas para a inclusão educativa", in Sociologia, Problemas e Práticas, no. 63, pp. 25-50, 2010
Exportar BibTeX
@article{capucha2010_1714752943072,
	author = "Capucha, Luís",
	title = "Inovação e justiça social: políticas activas para a inclusão educativa",
	journal = "Sociologia, Problemas e Práticas",
	year = "2010",
	volume = "",
	number = "63",
	pages = "25-50",
	url = "http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Inovação e justiça social: políticas activas para a inclusão educativa
T2  - Sociologia, Problemas e Práticas
IS  - 63
AU  - Capucha, Luís
PY  - 2010
SP  - 25-50
SN  - 0873-6529
UR  - http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp
AB  - As reformas levadas a cabo na educação especial em Portugal nos últimos anos motivaram um aceso debate em torno da chamada “escola inclusiva”, no qual se cruzaram orientações internacionais com resultados de pesquisas realizadas em Portugal, interesses particularistas de carácter corporativo com mistificações conceptuais não menos interessadas na dominação de um campo específico das políticas educativas, opções políticas sustentadas pela ideologia da “escola para todos” com críticas resultantes de diferentes concepções do que possa ser essa escola. Neste contexto, o presente artigo começa por clarificar os conceitos subjacentes à noção de “escola inclusiva”, situando o debate num quadro de referência mais alargado que lhe dê sentido. Anoção de exclusão social e a relação entre os fenómenos da exclusão e da reabilitação são de seguida equacionados de modo a perspectivar o alcance de diferentes modelos de intervenção e o respectivo impacte no  desenho institucional e nas práticas típicas de uma escola inclusiva. 
ER  -