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Ferreira, J. M. L. & Santos, C. P. C. (2017). Bolsas para estudantes universitários: quadros conceituais e finalidades em Portugal e no Brasil. Cuadernos de Trabajo Social. 30 (2), 463-475
J. M. Ferreira and C. P. Santos, "Bolsas para estudantes universitários: quadros conceituais e finalidades em Portugal e no Brasil", in Cuadernos de Trabajo Social, vol. 30, no. 2, pp. 463-475, 2017
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TY - JOUR TI - Bolsas para estudantes universitários: quadros conceituais e finalidades em Portugal e no Brasil T2 - Cuadernos de Trabajo Social VL - 30 IS - 2 AU - Ferreira, J. M. L. AU - Santos, C. P. C. PY - 2017 SP - 463-475 SN - 0214-0314 DO - 10.5209/CUTS.53269 UR - https://revistas.ucm.es/index.php/CUTS/ AB - Este estudo de caso comparativo entre duas universidades públicas do Brasil e de Portugal, objetiva analisar as políticas de bolsas de estudos para estudantes universitários, destacando o Serviço Social nos processos decisórios. A atribuição de bolsas de estudos é um dos mecanismos de resposta social dos sistemas de assistência estudantil que garante a permanência dos estudantes de grupos sociais vulneráveis e a democratização do acesso ao ensino superior (Menezes, 2012). Através dos procedimentos metodológicos de pesquisa documental, as análises sugerem que entre os legados políticos estão alguns indicadores do regime corporativista do welfare e que a finalidade das bolsas está condicionada pelos diferentes modelos de financiamento das políticas de educação e demais políticas públicas. Verificou-se ainda que o Serviço Social brasileiro detém maior autonomia na definição dos indicadores sociais na análise dos processos de atribuição de bolsas, mas com sérias controvérsias. ER -