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Pinto, P. L. (2017). Arquitetura, ensino, universidade, investigação. In A Língua que Habitamos: IV Seminário Internacional. (pp. 98-113). Belo Horizonte: AEAULP.
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P. D. Pinto,  "Arquitetura, ensino, universidade, investigação", in A Língua que Habitamos: IV Seminário Internacional, Belo Horizonte, AEAULP, 2017, vol. 9, pp. 98-113
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TY  - CPAPER
TI  - Arquitetura, ensino, universidade, investigação
T2  - A Língua que Habitamos: IV Seminário Internacional
VL  - 9
AU  - Pinto, P. L.
PY  - 2017
SP  - 98-113
CY  - Belo Horizonte
UR  - http://aeaulp.com/alinguaquehabitamos/index.php/pt/
AB  - Sente-se uma sensação de imprevisibilidade da adequação dos saberes difundidos pela Universidade, que oscila entre conceder conhecimentos técnicos específicos ou preparar culturalmente os indivíduos, face a um “mercado” de trabalho pulverizado e em permanente reinvenção tecnológica. Pede-se à Universidade resultados, dinamismo, autofinanciamento, concorrência, colocando em causa os ritmos longos e desinteressados do “saber pelo saber”. Neste sistema “produtivista” já não basta educar futuros profissionais, torna-se necessário produzir conhecimento. A carreira universitária especializa-se. Na Arquitetura teme-se pelos vínculos com a tradicional educação para uma prática material. Observando mutações nos programas de ensino de um conjunto de escolas públicas Portuguesas de Arquitetura, enquadrando-as no debate sobre profissão e formação conduzido pela Ordem dos Arquitetos, cruzam-se as transformações ocorridas na Universidade, com as mutações decorrentes na profissão e no seu ensino em Portugal, mapeando temas e procurando acertos epistemológicos.
ER  -