Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Alves, P. M. (2017). A negociação coletiva e a regulação do emprego temporário em Portugal. In Ana Alves da Silva, Alfredo Campos, Bia Silveira Carneiro, Elaine Santos, Saulo Aristides (Ed.), Trabalho, Produção e Lutas Sociais no Século XXI: atas do I Colóquio Internacional do Grupo de Estudos em Relações de Trabalho e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (RETS/CES ). (pp. 76-91). Coimbra: CES - Centro de Estudos Sociais.
Exportar Referência (IEEE)
P. J. Alves,  "A negociação coletiva e a regulação do emprego temporário em Portugal", in Trabalho, Produção e Lutas Sociais no Século XXI: atas do I Colóquio Internacional do Grupo de Estudos em Relações de Trabalho e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (RETS/CES ), Ana Alves da Silva, Alfredo Campos, Bia Silveira Carneiro, Elaine Santos, Saulo Aristides, Ed., Coimbra, CES - Centro de Estudos Sociais, 2017, pp. 76-91
Exportar BibTeX
@inproceedings{alves2017_1714690834357,
	author = "Alves, P. M.",
	title = "A negociação coletiva e a regulação do emprego temporário em Portugal",
	booktitle = "Trabalho, Produção e Lutas Sociais no Século XXI: atas do I Colóquio Internacional do Grupo de Estudos em Relações de Trabalho e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (RETS/CES )",
	year = "2017",
	editor = "Ana Alves da Silva, Alfredo Campos, Bia Silveira Carneiro, Elaine Santos, Saulo Aristides",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "76-91",
	publisher = "CES - Centro de Estudos Sociais",
	address = "Coimbra",
	organization = "CES - Centro de Estudos Sociais",
	url = "https://www.ces.uc.pt/publicacoes/cescontexto/index.php?id=16821"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - A negociação coletiva e a regulação do emprego temporário em Portugal
T2  - Trabalho, Produção e Lutas Sociais no Século XXI: atas do I Colóquio Internacional do Grupo de Estudos em Relações de Trabalho e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (RETS/CES )
AU  - Alves, P. M.
PY  - 2017
SP  - 76-91
CY  - Coimbra
UR  - https://www.ces.uc.pt/publicacoes/cescontexto/index.php?id=16821
AB  - O desemprego e a precariedade são inerentes ao capitalismo. Se durante a excecionalidade fordista constituíam algo de “atípico”, nos últimos decénios verificou-se a sua explosão no contexto da “acumulação flexível”. O diálogo social pode dar um importante contributo para a superação deste problema, em particular através da negociação coletiva. Este artigo visa analisar o modo como vem sendo regulado o emprego temporário nesta instância. Procedeu-se a uma análise de carácter extensivo das convenções coletivas novas, revistas na íntegra ou revistas parcialmente com texto consolidado, publicadas entre 2010 e 2015. Conclui-se pela existência de um profundo défice de negociação neste campo. Acresce que a maioria das convenções que regulam esta questão acabam por proteger o coletivo dos assalariados permanentes das empresas em detrimento dos que se encontram numa situação precária.
ER  -