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Guibentif, P. (2017). “Instituições e liberdade social: por uma abordagem empírica da experiência cidadã”. “Justiça, Direito(s), Instituições”.
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P. H. Guibentif,  "“Instituições e liberdade social: por uma abordagem empírica da experiência cidadã”.", in “Justiça, Direito(s), Instituições”, Braga, 2017
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TY  - CPAPER
TI  - “Instituições e liberdade social: por uma abordagem empírica da experiência cidadã”.
T2  - “Justiça, Direito(s), Instituições”
AU  - Guibentif, P.
PY  - 2017
CY  - Braga
UR  - http://www.lasics.uminho.pt/apssdj2017/index.php/segundo-encontro-da-seccao-sociologia-do-direito-e-da-justica-da-aps/
AB  - Axel Honneth lançou recentemente, no seu livro Das Recht der Freiheit (O direito da liberdade, 2011) o conceito de liberdade social, que se destina a captar situações nas quais são simultaneamente definidas expectativas precisas em relação a determinadas acções, e abertas amplas margens de iniciativa na realização destas acções. Este conceito merece ser relacionado com a tese de Gunther Teubner, em Verfassungsfragmente (Fragmentos de constituição, 2012), segundo a qual o segredo de fabrico da diferenciação funcional residiria no equilíbrio entre componentes espontâneos e componentes organizados no funcionamento dos sistemas sociais. Ambas conceptualizações abrem perspectivas promissoras para a abordagem sociológica à dinâmica da acção individual na sociedade contemporânea. Neste sentido, merecem ser melhor articuladas entre si e desenvolvidas na perspectiva da sua operacionalização empírica. Retomar a discussão do conceito de instituição, aproveitando em particular os contributos de Mary Douglas, Cornelius Castoriadis e René Lourau, no contexto desta problemática poderá beneficiar tanto à esta articulação como à esta operacionalização. A comunicação proposta consistirá numa especificação do conceito de instituição, à luz em particular das propostas teóricas de Honneth e Teubner, e de uma tentativa de inscrição deste conceito num modelo teórico susceptível de orientar a abordagem empírica à experiencia cidadã contemporânea. Procurar-se-á mostrar as potencialidades deste modelo avançando alguns exemplos de aplicação construídos a partir da observação participante da realidade universitária.
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