Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Álvares, C. & André, P. (2017). Para um entendimento do fenómeno cromático na Arquitectura . In Paula André (Ed.), Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. II - Seminário de investigação, ensino e difusão. (pp. 76-98). Lisboa: DINÂMIA'CET-IUL.
Exportar Referência (IEEE)
C. Álvares and P. C. Pinto,  "Para um entendimento do fenómeno cromático na Arquitectura ", in Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. II - Seminário de investigação, ensino e difusão, Paula André, Ed., Lisboa, DINÂMIA'CET-IUL, 2017, pp. 76-98
Exportar BibTeX
@inproceedings{álvares2017_1714739060046,
	author = "Álvares, C. and André, P.",
	title = "Para um entendimento do fenómeno cromático na Arquitectura ",
	booktitle = "Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. II - Seminário de investigação, ensino e difusão",
	year = "2017",
	editor = "Paula André",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "76-98",
	publisher = "DINÂMIA'CET-IUL",
	address = "Lisboa",
	organization = "DINÂMIA'CET-IUL"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Para um entendimento do fenómeno cromático na Arquitectura 
T2  - Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. II - Seminário de investigação, ensino e difusão
AU  - Álvares, C.
AU  - André, P.
PY  - 2017
SP  - 76-98
CY  - Lisboa
AB  - Considera-se que a cor e a luz são elementos fundamentais ao exercício do Projecto de Arquitectura, por fornecerem informações sobre o espaço e auxiliarem na interpretação do contexto em que estamos inseridos. Pretende-se demonstrar a sua relevância para a formação do arquitecto e para o processo projectual. No início do século XX, a conjuntura política, económica e social da Europa proporcionou a reformulação do ensino artístico e, consequentemente, a fundação de escolas como a Vkhutemas (Rússia) e a Staatliches-Bauhaus (Alemanha) – que incluíam a disciplina da Arquitectura (‘obra de Arte total’), no seu plano de formação. Estas instituições foram um exemplo de como o ‘arquitecto de vanguarda’, devia ter conhecimentos em diferentes vertentes, nomeadamente a cor. Paralelamente, no panorama nacional, dava-se início ao processo de reformulação do ensino nas Escolas de Belas-Artes – que, no caso de Lisboa, culminou na separação da disciplina da Arquitectura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Actualmente, a vertente cromática permanece desintegrada da formação em Arquitectura: em vinte e quatro instituições de ensino superior (públicas e privadas), apenas quatro oferecem a possibilidade do futuro arquitecto/a obter um estudo aprofundado, no âmbito da cor. Partindo da memória do estudo de cor do projecto Centro Náutico de Sines, verificou-se o carácter expressivo da cor e a sua relevância na organização do espaço. Após a definição das intenções arquitectónicas foi necessário compreender de que modo a cor/materialidade podia contribuir para o cumprimento das mesmas, considerando o conforto visual do Ser Humano.
ER  -