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Álvares, C. & André, P. (2017). Para um entendimento do fenómeno cromático na Arquitectura . In Paula André (Ed.), Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. II - Seminário de investigação, ensino e difusão. (pp. 76-98). Lisboa: DINÂMIA'CET-IUL.
C. Álvares and P. C. Pinto, "Para um entendimento do fenómeno cromático na Arquitectura ", in Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. II - Seminário de investigação, ensino e difusão, Paula André, Ed., Lisboa, DINÂMIA'CET-IUL, 2017, pp. 76-98
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TY - CPAPER TI - Para um entendimento do fenómeno cromático na Arquitectura T2 - Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. II - Seminário de investigação, ensino e difusão AU - Álvares, C. AU - André, P. PY - 2017 SP - 76-98 CY - Lisboa AB - Considera-se que a cor e a luz são elementos fundamentais ao exercício do Projecto de Arquitectura, por fornecerem informações sobre o espaço e auxiliarem na interpretação do contexto em que estamos inseridos. Pretende-se demonstrar a sua relevância para a formação do arquitecto e para o processo projectual. No início do século XX, a conjuntura política, económica e social da Europa proporcionou a reformulação do ensino artístico e, consequentemente, a fundação de escolas como a Vkhutemas (Rússia) e a Staatliches-Bauhaus (Alemanha) – que incluíam a disciplina da Arquitectura (‘obra de Arte total’), no seu plano de formação. Estas instituições foram um exemplo de como o ‘arquitecto de vanguarda’, devia ter conhecimentos em diferentes vertentes, nomeadamente a cor. Paralelamente, no panorama nacional, dava-se início ao processo de reformulação do ensino nas Escolas de Belas-Artes – que, no caso de Lisboa, culminou na separação da disciplina da Arquitectura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Actualmente, a vertente cromática permanece desintegrada da formação em Arquitectura: em vinte e quatro instituições de ensino superior (públicas e privadas), apenas quatro oferecem a possibilidade do futuro arquitecto/a obter um estudo aprofundado, no âmbito da cor. Partindo da memória do estudo de cor do projecto Centro Náutico de Sines, verificou-se o carácter expressivo da cor e a sua relevância na organização do espaço. Após a definição das intenções arquitectónicas foi necessário compreender de que modo a cor/materialidade podia contribuir para o cumprimento das mesmas, considerando o conforto visual do Ser Humano. ER -