Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
André, P. & Almeida, L. (2017). Regresso(s) à tradição na Arte Contemporânea . In Laboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão. (pp. 60-74). Évora: CHAIA/UÉ.
P. C. Pinto and L. Almeida, "Regresso(s) à tradição na Arte Contemporânea ", in Laboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão, Évora, CHAIA/UÉ, 2017, vol. 1, pp. 60-74
@inproceedings{pinto2017_1714643090373, author = "André, P. and Almeida, L.", title = "Regresso(s) à tradição na Arte Contemporânea ", booktitle = "Laboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão", year = "2017", editor = "", volume = "1", number = "", series = "", pages = "60-74", publisher = "CHAIA/UÉ", address = "Évora", organization = "CHAIA/UÉ - DINÂMIA’CET-IUL", url = "http://www.chaia.uevora.pt/uploads/pdfs/775dd28cc5bcb01abc1593dc96e88146f0abd87d.pdf" }
TY - CPAPER TI - Regresso(s) à tradição na Arte Contemporânea T2 - Laboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão VL - 1 AU - André, P. AU - Almeida, L. PY - 2017 SP - 60-74 CY - Évora UR - http://www.chaia.uevora.pt/uploads/pdfs/775dd28cc5bcb01abc1593dc96e88146f0abd87d.pdf AB - O estudo Regresso(s) à Tradição na Arte Contemporânea tem como principal objectivo elaborar uma reflexão em torno da complexa relação entre os conceitos de “Tradição” e “Arte Contemporânea” no panorama artístico do final do século XX e inícios do século XXI. São abordados os impactos da globalização que resultaram numa internacionalização e renovada inclusão no mundo da arte. Apesar do conceito de Arte Contemporânea ser difícil de definir, destaca-se a sua ampliação e diversidade. Picasso é assumido como caso de estudo paradigmático do contributo da Tradição num artista de vanguarda, analisando-se os anos de formação artística de Picasso nas academias tradicionais, as suas obras de juventude, e o desenvolvimento do seu legado e a sua influência em artistas contemporâneos. Aborda-se o contributo do conceptualismo, movimento impulsionado tanto por Duchamp como Kosuth, cujos ideais parecem assumir hoje os destinos do cânone e são alvo de diversas apropriações. Será objecto de estudo da análise e da reflexão o legado de ambas as vertentes, representado por tantos outros artistas contemporâneos: David Hockney, “geração Turner”, Chris Ofili, Damien Hirst ou Tracey Emin. David Hockney é também objecto de análise, pelo contributo da Tradição na sua obra e pela sua profunda pesquisa sobre os mestres da História de Arte. ER -