Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Craveiro, D., Peixoto, J., Malheiros, J. M., Oliveira, I., Costa, E. M., Abreu, D....Escária, V. (2017). Conferência Migrações e Sustentabilidade Demográfica . Reitoria da Universidade de LIsboa - 22 Maio de 2017).
Exportar Referência (IEEE)
D. M. Craveiro et al.,  "Conferência Migrações e Sustentabilidade Demográfica ", in Reitoria da Universidade de LIsboa - 22 Maio de 2017), Lisboa, 2017
Exportar BibTeX
@misc{craveiro2017_1713284255535,
	author = "Craveiro, D. and Peixoto, J. and Malheiros, J. M. and Oliveira, I. and Costa, E. M. and Abreu, D. and Escária, V.",
	title = "Conferência Migrações e Sustentabilidade Demográfica ",
	year = "2017",
	howpublished = "Outro"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Conferência Migrações e Sustentabilidade Demográfica 
T2  - Reitoria da Universidade de LIsboa - 22 Maio de 2017)
AU  - Craveiro, D.
AU  - Peixoto, J.
AU  - Malheiros, J. M.
AU  - Oliveira, I.
AU  - Costa, E. M.
AU  - Abreu, D.
AU  - Escária, V.
PY  - 2017
CY  - Lisboa
AB  - Conferência de apresentação de um estudo (coordenado por João Peixoto, do SOCIUS e ISEG/ULisboa) que  analisa o papel das migrações na sustentabilidade demográfica de Portugal a curto, médio e longo prazo, tendo por base o conceito de migrações de substituição e a construção de cenários prospetivos até 2060.

As tendências de envelhecimento, diminuição da população e redução do número de pessoas em idade activa estão em curso. Neste contexto, qual poderá ser o papel das migrações? Qual o saldo migratório necessário para contrariar tais tendências demográficas? Como poderão as migrações responder às necessidades futuras do mercado de trabalho, no total e por níveis de qualificação? Qual será o impacto das migrações no sistema da Segurança Social, em particular no subsistema de pensões de velhice?

Conclui-se que o país deve manter-se aberto à imigração e resistente a uma emigração volumosa. Mas ao estabelecer que os níveis de migração necessária são, em certos cenários, bem mais elevados do que os conhecidos até hoje, o estudo alerta também para a necessidade de procurar outras soluções.
                                    

ER  -