Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Pinho, Filipa (2016). Migrações e crise: o colapso da emigração portuguesa para Espanha. IX Congresso Português de Sociologia - Portugal território de territórios.
Exportar Referência (IEEE)
A. F. Pinho,  "Migrações e crise: o colapso da emigração portuguesa para Espanha", in IX Congr.o Português de Sociologia - Portugal território de territórios, Faro, 2016
Exportar BibTeX
@misc{pinho2016_1714471953051,
	author = "Pinho, Filipa",
	title = "Migrações e crise: o colapso da emigração portuguesa para Espanha",
	year = "2016"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Migrações e crise: o colapso da emigração portuguesa para Espanha
T2  - IX Congresso Português de Sociologia - Portugal território de territórios
AU  - Pinho, Filipa
PY  - 2016
CY  - Faro
AB  - Nesta comunicação apresenta-se uma pequena síntese da discussão sobre a relação entre migrações e crise económica, ilustrada com o caso da emigração portuguesa para Espanha. País europeu líder de imigração entre 2000 e 2007, Espanha ocupou, entre 2004 e 2008, o primeiro lugar no conjunto dos destinos mais procurados pelos portugueses. A crise financeira mundial de 2008 e a crise espanhola do imobiliário que lhe esteve associada tiveram um grande impacto neste fluxo, nomeadamente devido ao rápido e intenso crescimento do desemprego. Entre remigração e retornos, diminuiu o número de portugueses residentes naquele país, embora os fluxos de entrada estejam a subir novamente e não haja muitos estudos atualizados acerca desta migração. A emigração para Espanha teve uma inserção profissional distribuída essencialmente entre a construção e os serviços nos últimos anos, e a descida parece dever-se principalmente à incapacidade do primeiro setor para absorver mão-de-obra durante e após a crise. Parece manter-se um fluxo com importância com inserção no setor dos serviços, mas esta tendência carece de mais estudo e desenvolvimento. Portanto, não existe uma relação simples entre crise económica e migrações; dependerá dos países, do tipo de crise e setores atingidos, e dos migrantes envolvidos.
ER  -