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Mendonça, J., Mariano, J. & Marques, S. (2018). Lisbon street campaign against ageism: Uma iniciativa promissora. 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde.
J. M. Mendonça et al., "Lisbon street campaign against ageism: Uma iniciativa promissora", in 12º Congr.o Nacional de Psicologia da Saúde, Lisboa, 2018
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TY - CPAPER TI - Lisbon street campaign against ageism: Uma iniciativa promissora T2 - 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde AU - Mendonça, J. AU - Mariano, J. AU - Marques, S. PY - 2018 CY - Lisboa AB - Portugal está a envelhecer, estimando-se um incremento significativo desta tendência demográfica (ONU,2015). O idadismo refere-se a atitudes e crenças negativas generalizadas em relação aos indivíduos com base na sua idade (Nelson, 2002). Este tipo de discriminação apresenta consequências nefastas para o seu principal grupo alvo – as pessoas idosas – nomeadamente ao nível da saúde, provocando um aumento dos níveis de stress, diminuição do desempenho cognitivo e da própria esperança média de vida (Marques et al., 2014). A desconstrução dos estereótipos negativos associados à idade é pois fundamental para a construção de uma sociedade mais saudável e inclusiva. Discussão: O presente trabalho apresenta uma campanha de sensibilização sob o lema “Aumentar a imagem positiva das pessoas idosas”, desenvolvida por uma equipa multidisciplinar constituída por investigadores, estudantes, políticos e organizações sociais. Os posters utilizados nesta campanha foram divulgados pelas principais artérias da cidade tal como por órgãos de comunicação social. A avaliação do processo e do impacto da campanha foi realizada com base em entrevistas aos stakeholders envolvidos no projecto tal como a representantes de associações de pessoas idosas e ao público em geral. A avaliação da campanha foi positiva na medida em que permitiu despertar consciências para a questão do envelhecimento enquanto etapa do ciclo de vida combatendo simultaneamente os estereótipos negativos associados à idade. ER -