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Capucha, Luís (2018). O trabalho na Escola. Mesa Redonda Que Escola Pública para o Século XXI? Debates em torno do Abandono Escolar Precoce, 6º Colóquio Internacional RESL.eu – Reducing Early School Leaving in Europe, “Outros Sentidos Para Novas Cidadanias: Reduzindo o Abandono Escolar Precoce (Other Meanings for Bew Forms of Citizenship), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, 31 de Janeiro.
L. M. Capucha, "O trabalho na Escola", in Mesa Redonda Que Escola Pública para o Século XXI? Debates em torno do Abandono Escolar Precoce, 6º Colóquio Internacional RESL.eu – Reducing Early School Leaving in Europe, “Outros Sentidos Para Novas Cidadanias: Reduzindo o Abandono Escolar Precoce (Other Meanings for Bew Forms of Citizenship), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, 31 de Janeiro., Porto, 2018
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TY - CPAPER TI - O trabalho na Escola T2 - Mesa Redonda Que Escola Pública para o Século XXI? Debates em torno do Abandono Escolar Precoce, 6º Colóquio Internacional RESL.eu – Reducing Early School Leaving in Europe, “Outros Sentidos Para Novas Cidadanias: Reduzindo o Abandono Escolar Precoce (Other Meanings for Bew Forms of Citizenship), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, 31 de Janeiro. AU - Capucha, Luís PY - 2018 CY - Porto AB - As soluções geralmente apontadas para a redução do Abandono Escolar Precoce são várias, indo as políticas de educação - currículos, formação docente, dimensão das turmas, manuais, programas, apoios sociais, infraestruturas e equipamentos, etc. - até à articulação entre agentes educativos - escola, comunidade, família, etc. - e incluem o modo como combate e previne o insucesso desde o pré-escolar ao secundário. Na nossa opinião há um fator determinante que é muitas vezes esquecido: o valor do trabalho. A noção é polissémica. Tanto nos podemos estar a referir ao modo como se trabalha nas escolas, como às políticas de abertura da escola ao meio e nomeadamente à exploração e conhecimento do mundo do trabalho, às ofertas de educação profissional de nível secundário e à própria educação de adultos. Pretende-se argumentar que, na verdade, constituindo domínios diferenciados, todos estes elementos estão intimamente relacionados. ER -