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Fonseca, R. P. (2017). Questionando o 'bem-estar animal': de uma campanha publicitária ao regime de exploração legislado e praticado pelo setor leiteiro em Portugal. Desenvolvimento e Sociedade. 3, 171-189
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R. P. Fonseca,  "Questionando o 'bem-estar animal': de uma campanha publicitária ao regime de exploração legislado e praticado pelo setor leiteiro em Portugal", in Desenvolvimento e Sociedade, no. 3, pp. 171-189, 2017
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TY  - JOUR
TI  - Questionando o 'bem-estar animal': de uma campanha publicitária ao regime de exploração legislado e praticado pelo setor leiteiro em Portugal
T2  - Desenvolvimento e Sociedade
IS  - 3
AU  - Fonseca, R. P.
PY  - 2017
SP  - 171-189
SN  - 2183-9220
UR  - http://www.revistas.uevora.pt/index.php/desenvolvimento_sociedade
AB  - Este  artigo  visa  questionar  o  uso  do  termo  ‘bem-estar animal’  de  uma  campanha  publicitária  portuguesa  de leite bovino, mas também nas práticas exploratórias de animais legisladas e aplicadas pelo setor da agropecuária português.
A análise da campanha publicitária é indicadora que a obtenção do produto é representada  como  resultante de um processo benigno, ético, alusivo ao ‘bem-estar animal’ - narrativa que se revela totalmente divergente das reais práticas de exploração. 
Relativamente ao ‘bem-estar animal’, no atual regime de exploração leiteira, a literatura da legislação e do setor da agropecuária em Portugal indicia a existência de medidas atenuantes de sofrimento dos animais. Contudo, as práticas e condições transcritas continuam a configurar-se como coercivas e violentas (fisicamente e emocionalmente), mostrando-se avessas aos princípios da senciência definidos pelo setor. 
Observou-se ainda que na legislação e na literatura da agropecuária em Portugal sobressai o uso de narrativas e formas de linguagem que  disfarçam  /  neutralizam  /  omitem  o  carácter  violento  das  práticas  exercidas no  atual  regime  de  ‘bem-estar.
ER  -