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Pereira, J., Lopes da Costa, R. & Borges, J. (2017). Os modelos de liderança no contexto da gamificação - estudo de caso. Proelium. 7 (13), 207-224
J. P. Pereira et al., "Os modelos de liderança no contexto da gamificação - estudo de caso", in Proelium, vol. 7, no. 13, pp. 207-224, 2017
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TY - JOUR TI - Os modelos de liderança no contexto da gamificação - estudo de caso T2 - Proelium VL - 7 IS - 13 AU - Pereira, J. AU - Lopes da Costa, R. AU - Borges, J. PY - 2017 SP - 207-224 SN - 1645-8826 UR - http://academiamilitar.pt/proelium.html AB - Nos últimos 30 anos, o comércio e os investimentos internacionais têm crescido muito mais rápido do que a economia mundial como um todo. Os líderes e a temática da liderança assumem neste pressuposto um papel crucial, sendo por isso importante estudar esta temática do ponto de estudos disruptivos que assumam a ligação deste contexto com outras áreas do domínio empresarial. A presente investigação pretende relacionar duas variáveis de estudo, os modelos de liderança e o seu enquadramento no âmbito de um simulador de gestão, e a forma como a temática da aprendizagem organizacional enquadrada à luz do domínio da gamificação, pode resultar numa ferramenta crucial de aprendizagem. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento desta temática de três formas distintas, numa primeira vertente, relacionar os resultados obtidos pelos jogadores (amostra) com o estilo de liderança adotado pelos mesmos na condução da gestão de uma empresa no espaço de um ano civil, numa segunda vertente, perceber como o estilo de gestão vai e pode afetar os resultados finais do jogo e numa terceira vertente, perceber se um estilo de liderança mais diretivo será o mais representativo no decorrer do referido jogo. O jogo de gestão simula um ano virtual numa empresa e está repartido por quatro decisões trimestrais. A amostra avaliada é de 92 jogadores. Os resultados obtidos sugerem uma maior incidência de tomadas de decisão no âmbito do modelo dos traços. ER -