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Lopes da Costa, R., António, N., Pereira, J. & Borges, J. (2018). Os modelos de Liderança no Contexto da Gamification. Estudo de Caso. XXVIII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica pela Unidade Técnico Científica de Gestão e Economia.
R. J. Costa et al., "Os modelos de Liderança no Contexto da Gamification. Estudo de Caso", in XXVIII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica pela Unidade Técnico Científica de Gestão e Economia, Guarda, 2018
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TY - CPAPER TI - Os modelos de Liderança no Contexto da Gamification. Estudo de Caso T2 - XXVIII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica pela Unidade Técnico Científica de Gestão e Economia AU - Lopes da Costa, R. AU - António, N. AU - Pereira, J. AU - Borges, J. PY - 2018 CY - Guarda AB - Os líderes e a temática da liderança assumem neste pressuposto um papel crucial, sendo por isso importante estudar esta temática do ponto de estudos disruptivos que assumam a ligação deste contexto com outras áreas do domínio empresarial. A presente investigação pretende relacionar duas variáveis de estudo, os modelos de liderança e o seu enquadramento no âmbito de um simulador de gestão, e a forma como a temática da aprendizagem organizacional enquadrada à luz do domínio da gamificação, pode resultar numa ferramenta crucial de aprendizagem. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento desta temática de três formas distintas, numa primeira vertente, relacionar os resultados obtidos pelos jogadores (amostra) com o estilo de liderança adotado pelos mesmos na condução da gestão de uma empresa no espaço de um ano civil, numa segunda vertente, perceber como o estilo de gestão vai e pode afetar os resultados finais do jogo e numa terceira vertente, perceber se um estilo de liderança mais diretivo será o mais representativo no decorrer do referido jogo. A amostra avaliada é de 92 jogadores. Os resultados obtidos sugerem uma maior incidência de tomadas de decisão no âmbito do modelo dos traços. ER -