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Lopes da Costa, R. (2012). O Papel da Consultoria de Gestão no Processo de Formulação e Implementação da Estratégia das PME em Portugal: Estudo de Caso. Série de Conferências Vadiar pela Gestão.
R. J. Costa, "O Papel da Consultoria de Gestão no Processo de Formulação e Implementação da Estratégia das PME em Portugal: Estudo de Caso", in Série de Conferências Vadiar pela Gestão, Lisboa, 2012
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TY - CPAPER TI - O Papel da Consultoria de Gestão no Processo de Formulação e Implementação da Estratégia das PME em Portugal: Estudo de Caso T2 - Série de Conferências Vadiar pela Gestão AU - Lopes da Costa, R. PY - 2012 CY - Lisboa AB - Muito embora as atividades de consultoria de gestão tenham obtido um considerável crescimento em termos de significância económica nos últimos anos, estes resultados não têm sido devidamente acompanhados por um maior número de pesquisas conceptuais e empíricas nesta área. Por forma a combater a escassez de estudos sobre o trabalho efetivo dos consultores de gestão, esta tese visa analisar o papel destes profissionais na condução, reflexão, decisão e ação, “que vai da análise e formulação à implementação e controlo” da transferência de saberes e práticas organizacionais que são aplicadas pelos consultores de gestão nas suas PME cliente, realizando todo o enquadramento do estudo numa perspetiva de análise ligada ao campo de pesquisa da estratégia-como-prática. Os resultados da análise empírica sob a forma de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a consultores de gestão e gestores de PME da grande Lisboa, Douro, Leiria, Setúbal, Arquipélago da Madeira, Minho, Beira-Alta e Algarve, demonstraram que a consultoria de gestão assenta sobre uma base de conhecimento intensivo tendo a aprendizagem como fator chave de desenvolvimento deste mesmo conhecimento, sendo a competência a abordagem de base no tronco comum de etapas a considerar para o seu desenvolvimento. Competitividade, libertação de meios, otimização de processos, conhecimentos, rentabilidade, novidade, novas experiências e ideias, conhecimento de mercado e de negócio, devem por isso fazer parte de um modelo cooperativo de coresponsabilidade neste setor, onde confiança, consistência, continuidade e, ainda um conjunto de relacionamentos, “practices” e “praxis” de sucesso identificados neste estudo, devem ser tidos em consideração como fatores essenciais no desenvolvimento de projetos desafiadores, criativos, racionais e catalisadores para a promoção de uma importante indústria no contexto empresarial mundial. ER -