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Almeida, M. (2015). Provocação excêntrica em NO PLACE LIKE. In Ana Vaz Milheiro; Filipa Fiúza; João Cardim; Rogério Vieira de Almeida (Ed.), International Conference Optimistic Suburbia. (pp. 597-606). Lisboa
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M. M. Almeida,  "Provocação excêntrica em NO PLACE LIKE", in Int. Conf. Optimistic Suburbia, Ana Vaz Milheiro; Filipa Fiúza; João Cardim; Rogério Vieira de Almeida, Ed., Lisboa, 2015, pp. 597-606
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@inproceedings{almeida2015_1728123679193,
	author = "Almeida, M.",
	title = "Provocação excêntrica em NO PLACE LIKE",
	booktitle = "International Conference Optimistic Suburbia",
	year = "2015",
	editor = "Ana Vaz Milheiro; Filipa Fiúza; João Cardim; Rogério Vieira de Almeida",
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}
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TY  - CPAPER
TI  - Provocação excêntrica em NO PLACE LIKE
T2  - International Conference Optimistic Suburbia
AU  - Almeida, M.
PY  - 2015
SP  - 597-606
CY  - Lisboa
UR  - https://optimisticsuburbia.wixsite.com/ingles
AB  - A apresentação centra-se especificamente num fragmento da Representação Portuguesa na 12ª Exposição Internacional de Arquitectura na Bienal de Veneza de 2010. Tem como objectivo principal fazer uma interpretação, a diferentes profundidades, daquilo que se entende ser a provocação despoletada pelo filme produzido por João Onofre - o artista e convidado - para um dos pares das casas de No Place Like - 4 Houses, 4 Films, a casa em Santa Isabel, Lisboa, de Ricardo Bak Gordon. Questiona-se sobre os eventuais olhares daquele criador - destemido nos meios utilizados, desvinculado das obrigações disciplinares da arquitectura, ou desconcertante nas imagens produzidas - ou ainda, meramente absorvido pela ideia de uma provocação excêntrica, inspirada em imaginários de campanhas publicitárias conhecidas e contemporâneas. Estará a excentricidade no desejo do proprietário em ver erguida a sua casa unifamiliar num dos bairros mais densamente construídos da cidade de Lisboa, ou, na vontade do arquitecto em fazer renascer uma cidade oculta através da ocupação desses espaços vazios? É na inflexão de Optimistic Suburbia ou, na quase inversão do seu limite que se tenta interrogar o alcance desta ficção. 
ER  -