Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Mateus, S., Pinho, Filipa & Amaral, P. (2018). Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa – fatores e processos. Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas - III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 8-10 fevereiro .
S. C. Gomes et al., "Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa – fatores e processos", in Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas - III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 8-10 fevereiro , Braga, 2018
@misc{gomes2018_1732429111007, author = "Mateus, S. and Pinho, Filipa and Amaral, P.", title = "Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa – fatores e processos", year = "2018", howpublished = "Digital" }
TY - CPAPER TI - Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa – fatores e processos T2 - Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas - III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 8-10 fevereiro AU - Mateus, S. AU - Pinho, Filipa AU - Amaral, P. PY - 2018 CY - Braga AB - Nesta apresentação irão debater-se os fatores e processos geradores de insucesso e abandono escolar através da análise de 6 entrevistas biográficas e 4 grupos focais a jovens com diversos perfis sociais, de desempenho escolar e de relação com a educação. As entrevistas e grupos foram desenvolvidos em 2017 no quadro de uma pesquisa qualitativa sobre as causas e características do abandono precoce e do insucesso escolar num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. A pesquisa decorre do projeto europeu Below 10 (Erasmus +), tendo como objetivo conhecer os diversos perfis de jovens em risco ou em situação de abandono escolar em diferentes territórios europeus. Da análise sobressaem condições de desigualdade específicas e um conjunto de fatores individuais, familiares, escolares e comunitários, que configuram quer as trajetórias escolares, quer as trajetórias biográficas dos jovens. São também esboçadas recomendações específicas para promover o sucesso escolar. ER -