Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mateus, S., Pinho, Filipa & Amaral, P. (2018). Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa – fatores e processos. Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas - III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 8-10 fevereiro .
Exportar Referência (IEEE)
S. C. Gomes et al.,  "Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa – fatores e processos", in Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas - III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 8-10 fevereiro , Braga, 2018
Exportar BibTeX
@misc{gomes2018_1714113803958,
	author = "Mateus, S. and Pinho, Filipa and Amaral, P.",
	title = "Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa – fatores e processos",
	year = "2018",
	howpublished = "Digital"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa – fatores e processos
T2  - Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas - III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 8-10 fevereiro 
AU  - Mateus, S.
AU  - Pinho, Filipa
AU  - Amaral, P.
PY  - 2018
CY  - Braga
AB  - Nesta apresentação irão debater-se os fatores e processos geradores de insucesso e abandono escolar através da análise de 6 entrevistas biográficas e 4 grupos focais a jovens com diversos perfis sociais, de desempenho escolar e de relação com a educação. As entrevistas e grupos foram desenvolvidos em 2017 no quadro de uma pesquisa qualitativa sobre as causas e características do abandono precoce e do insucesso escolar num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. A pesquisa decorre do projeto europeu Below 10 (Erasmus +), tendo como objetivo conhecer os diversos perfis de jovens em risco ou em situação de abandono escolar em diferentes territórios europeus. Da análise sobressaem condições de desigualdade específicas e um conjunto de fatores individuais, familiares, escolares e comunitários, que configuram quer as trajetórias escolares, quer as trajetórias biográficas dos jovens. São também esboçadas recomendações específicas para promover o sucesso escolar. 
ER  -