Export Publication
The publication can be exported in the following formats: APA (American Psychological Association) reference format, IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reference format, BibTeX and RIS.
Gouveia, C. (2015). “Os novos meios de comunicação como um desafio estratégico para o negócio do futebol”. II Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL .
C. M. Gouveia, "“Os novos meios de comunicação como um desafio estratégico para o negócio do futebol”", in II Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL , Lisboa, 2015
@misc{gouveia2015_1765948661308,
author = "Gouveia, C.",
title = "“Os novos meios de comunicação como um desafio estratégico para o negócio do futebol”",
year = "2015",
howpublished = "Digital"
}
TY - CPAPER TI - “Os novos meios de comunicação como um desafio estratégico para o negócio do futebol” T2 - II Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL AU - Gouveia, C. PY - 2015 CY - Lisboa AB - Na presente comunicação o autor apresenta uma análise sobre a importância do futebol como um fenómeno cultural global com forte potencial de negócio, que tem gerado desde sempre interesse nos media e um aumento considerável nos novos media. Porém, estamos numa era de transições voláteis e o sucesso depende da capacidade de compreender o complexo e veloz sector desportivo multidimensional, assim como, os avanços tecnológicos do mundo contemporâneo. Desde o final dos anos 1980 que o desenvolvimento do termo “novos media”, que Boyle e Haynes (2004) definiram como (televisão por satélite, a Internet e os telemóveis), e com a reestruturação dos “velha” ou “tradicional” media (jornais locais e nacionais, rádio local e nacional e televisão local), afetou as complexas e interligadas relações entre futebol, media, grupos de telecomunicações, jogadores, promotores, organizadores, sponsors e fãs, numa época em os agentes desportivos estão cada vez mais ávidos em comercializar novos serviços e, consequentemente, gerar mais receitas. Assim, o artigo vai argumentar que, tanto na análise do consumo de media como ao nível do discurso dos media, a relação com os clubes de futebol e fãs é crucial para a compreensão da evolução do debate da audiência dos media. ER -
Português