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Gouveia, C. (2016). “A dupla Abordagem aos direitos de transmissão desportivos: comércio vs. cultura?”. III Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL .
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C. M. Gouveia,  "“A dupla Abordagem aos direitos de transmissão desportivos: comércio vs. cultura?”", in III Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL , Lisboa, 2016
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@misc{gouveia2016_1714629994895,
	author = "Gouveia, C.",
	title = "“A dupla Abordagem aos direitos de transmissão desportivos: comércio vs. cultura?”",
	year = "2016",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)"
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TY  - CPAPER
TI  - “A dupla Abordagem aos direitos de transmissão desportivos: comércio vs. cultura?”
T2  - III Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL 
AU  - Gouveia, C.
PY  - 2016
CY  - Lisboa
AB  - Na presente comunicação análisa-se a relação entre os media e o desporto, com ênfase no papel da televisão no desenvolvimento do desporto dentro da esfera pública.
O desporto, à semelhança de outras áreas da sociedade, viu o seu modelo de negócio alterado por via de uma cada vez maior fusão entre tecnologias de informação, comunicação e computorização. A consequente convergência dos media, bem como a multiplicação do número de dispositivos através dos quais os conteúdos podem ser acedidos, trouxeram uma dimensão transnacional à prática da compra e venda de direitos desportivos.
Enquanto, por um lado, o desporto lucra com a nova dimensão financeira dos direitos de transmissão, por outro, o desporto constitui uma importante fonte de receitas para os operadores de canais por subscrição – canais premium. Porém, corremos o risco da concentração dos direitos de transmissão, aliados à baixa penetração dos canais premium, conduzirem à restrição de acesso do público aos acontecimentos de grande importância para a sociedade, como é o caso das transmissões de futebol em Portugal. 
Tendo em consideração a complexidade que envolve os principais atores deste cenário, toma-se como base de análise os regulamentos que equilibram os interesses comerciais das organizações desportivas e das empresas de media privadas com as transmissões free-to-air e a consequente proteção aos eventos desportivos, considerados acontecimentos de interesse generalizado do público.
Neste contexto, argumenta-se que um dos pré-requisitos necessários aos benefícios sociais e culturais relacionados com o desporto implica que este esteja acessível a todos.

ER  -