Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Pereira, Ivo & Esperança, J. (2008). Modelos de Remuneração e Rendibilidade nas Empresas Familiares Portuguesas. II Encontro Luso - Brasileiro de Estratégia, Estratégias Empresariais e Globalização de Mercados.
Exportar Referência (IEEE)
I. N. Pereira and J. P. Esperança,  "Modelos de Remuneração e Rendibilidade nas Empresas Familiares Portuguesas", in II Encontro Luso - Brasileiro de Estratégia, Estratégias Empresariais e Globalização de Mercados, 2008
Exportar BibTeX
@misc{pereira2008_1713868020765,
	author = "Pereira, Ivo and Esperança, J.",
	title = "Modelos de Remuneração e Rendibilidade nas Empresas Familiares Portuguesas",
	year = "2008"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Modelos de Remuneração e Rendibilidade nas Empresas Familiares Portuguesas
T2  - II Encontro Luso - Brasileiro de Estratégia, Estratégias Empresariais e Globalização de Mercados
AU  - Pereira, Ivo
AU  - Esperança, J.
PY  - 2008
AB  - A remuneração variável é habitualmente justificada pelo seu efeito de alinhamento dos interesses dos gestores e dos accionistas. Nas empresas de capitais dispersos, em particular, a resolução de problemas de agência passaria pela introdução de um modelo de remuneração variável, incluindo stock options. Este aspecto é ainda ignorado, no âmbito das empresas em que os proprietários também exercem a gestão. Não só é exíguo o estudo empírico deste fenómeno, como a própria fundamentação teórica tem vindo a sofrer desenvolvimentos profundos, com a inclusão dos problemas de agência específicos das empresas familiares. Este estudo baseia-se na análise comparativa de 102 das maiores empresas portuguesas e confirma a maior propensão para a remuneração variável por parte das empresas de capitais dispersos, e que só as empresas familiares mais antigas beneficiam com a adopção de modelos de remuneração variável.
ER  -