Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Neves, D. M. (2017). Naturalismo e Maternidade: modelos emergentes de cuidado na contemporaneidade. 3º Simpósio de Neonatologia do Centro Hospitalar de Tondela-Viseu.
Exportar Referência (IEEE)
D. M. Neves,  "Naturalismo e Maternidade: modelos emergentes de cuidado na contemporaneidade", in 3º Simpósio de Neonatologia do Centro Hospitalar de Tondela-Viseu, 2017
Exportar BibTeX
@misc{neves2017_1714966985289,
	author = "Neves, D. M.",
	title = "Naturalismo e Maternidade: modelos emergentes de cuidado na contemporaneidade",
	year = "2017",
	url = "https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/naturalismo-e-maternidade-modelos-emergentes-de-cuidado-na-contemporaneidade/47551?lang=en"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Naturalismo e Maternidade: modelos emergentes de cuidado na contemporaneidade
T2  - 3º Simpósio de Neonatologia do Centro Hospitalar de Tondela-Viseu
AU  - Neves, D. M.
PY  - 2017
UR  - https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/naturalismo-e-maternidade-modelos-emergentes-de-cuidado-na-contemporaneidade/47551?lang=en
AB  - Em Junho de 2014, apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através da atribuição de uma bolsa de pós-doutoramento, dei início a um plano de trabalhos intitulado “A Maternidade Naturalizada como nova conceção de cidadania: adesão e controvérsia em Portugal e Espanha.”
Desde a sua formulação, este projeto teve como objetivo central contribuir para a problematização dos fenómenos de neotradicionalismo e de naturalismo associados às representações e às experiências de maternidade e de criação. Nesse caminho, propus-me compreender como é que o naturalismo, enquanto referencial ético e normativo da contemporaneidade, se expressa nos domínios da gravidez, parto e do cuidado com os filhos tanto ao nível dos discursos públicos como das experiências subjetivas das famílias.
Para além de pretender dar um contributo para a definição e visibilidade de um modelo particular de parentalidade, nesta apresentação vou falar do trabalho que tem vindo a ser feito, das etapas da pesquisa e de alguns dos resultados entretanto já obtidos, lançando pistas para repensarmos as experiências de cuidado e criação dos filhos/as na nossa sociedade.  

ER  -