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Bento, A. C. (2017). O programa Escola Segura: prevenção, proximidade e comunidade. Etnográfica . 21 (2), 319-339
A. D. Bento, "O programa Escola Segura: prevenção, proximidade e comunidade", in Etnográfica , vol. 21, no. 2, pp. 319-339, 2017
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TY - JOUR TI - O programa Escola Segura: prevenção, proximidade e comunidade T2 - Etnográfica VL - 21 IS - 2 AU - Bento, A. C. PY - 2017 SP - 319-339 SN - 0873-6561 DO - 10.4000/etnografica.4921 UR - http://cria.org.pt/wp/etnografica/ AB - Partindo de um registo etnográfico realizado numa esquadra policial do concelho de Lisboa, este artigo pretende dar conta da forma como o programa Escola Segura está organizado e é executado pelos seus agentes no terreno. Será argumentado que atividades como ações de sensibilização ou demonstrações policiais – que têm como principal função a transmissão de normas e valores – não só desempenham um papel fundamental na definição do programa de um ponto de vista organizacional, como também constituem uma das formas mais concretas de materializar as ideias de prevenção e proximidade no contexto do policiamento português. Por sua vez, o acompanhamento da realização destas atividades revelou a importância do imaginário subjacente à ideia de comunidade para a forma como os agentes do programa Escola Segura atribuem sentido e legitimidade ao tipo de policiamento que protagonizam. ER -