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Bento, A. C. (2017). O programa Escola Segura: prevenção, proximidade e comunidade. Etnográfica . 21 (2), 319-339
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A. D. Bento,  "O programa Escola Segura: prevenção, proximidade e comunidade", in Etnográfica , vol. 21, no. 2, pp. 319-339, 2017
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	journal = "Etnográfica ",
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TY  - JOUR
TI  - O programa Escola Segura: prevenção, proximidade e comunidade
T2  - Etnográfica 
VL  - 21
IS  - 2
AU  - Bento, A. C.
PY  - 2017
SP  - 319-339
SN  - 0873-6561
DO  - 10.4000/etnografica.4921
UR  - http://cria.org.pt/wp/etnografica/
AB  - Partindo de um registo etnográfico realizado numa esquadra policial do concelho de Lisboa, este artigo pretende dar conta da forma como o programa Escola Segura está organizado e é executado pelos seus agentes no terreno. Será argumentado que atividades como ações de sensibilização ou demonstrações policiais – que têm como principal função a transmissão de normas e valores – não só desempenham um papel fundamental na definição do programa de um ponto de vista organizacional, como também constituem uma das formas mais concretas de materializar as ideias de prevenção e proximidade no contexto do policiamento português. Por sua vez, o acompanhamento da realização destas atividades revelou a importância do imaginário subjacente à ideia de comunidade para a forma como os agentes do programa Escola Segura atribuem sentido e legitimidade ao tipo de policiamento que protagonizam.
ER  -