Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Bento, A. (2015). Um Estudo Qualitativo do Policiamento Escolar Português: O Programa Escola Segura. Tese de Mestrado em Sociologia, ISCTE-IUL.
A. D. Bento, "Um Estudo Qualitativo do Policiamento Escolar Português: O Programa Escola Segura", in Tese de Mestrado em Sociologia, ISCTE-IUL, 2015
TY - GEN TI - Um Estudo Qualitativo do Policiamento Escolar Português: O Programa Escola Segura T2 - Tese de Mestrado em Sociologia, ISCTE-IUL AU - Bento, A. PY - 2015 AB - O policiamento escolar constitui, atualmente, a principal solução governamental para o problema da insegurança em meio escolar. Para esse efeito, o Programa Escola Segura prevê a aplicação de um amplo mandato policial que integra ações tão diversas como o patrulhamento diário dos estabelecimentos escolares ou a realização de ações de sensibilização junto de alunos. Esta dissertação tem como objetivo constituir um retrato etnográfico deste programa, analisando a forma como os agentes gerem no terreno os objetivos que lhe são atribuídos. Esse registo etnográfico destacou a existência de uma ação policial específica, ditada pela lógica inerente ao policiamento de proximidade e pelas próprias características dos sujeitos policiados (crianças e jovens). O “trabalho de prevenção” constituiu uma dimensão importante desta análise, sobretudo pela preponderância que tende a assumir nas rotinas dos agentes. ER -