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Bento, A. (2015). Um Estudo Qualitativo do Policiamento Escolar Português: O Programa Escola Segura. Tese de Mestrado em Sociologia, ISCTE-IUL.
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A. D. Bento,  "Um Estudo Qualitativo do Policiamento Escolar Português: O Programa Escola Segura", in Tese de Mestrado em Sociologia, ISCTE-IUL, 2015
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TY  - GEN
TI  - Um Estudo Qualitativo do Policiamento Escolar Português: O Programa Escola Segura
T2  - Tese de Mestrado em Sociologia, ISCTE-IUL
AU  - Bento, A.
PY  - 2015
AB  - O policiamento escolar constitui, atualmente, a principal solução governamental para o
problema da insegurança em meio escolar. Para esse efeito, o Programa Escola Segura
prevê a aplicação de um amplo mandato policial que integra ações tão diversas como o
patrulhamento diário dos estabelecimentos escolares ou a realização de ações de
sensibilização junto de alunos. Esta dissertação tem como objetivo constituir um retrato
etnográfico deste programa, analisando a forma como os agentes gerem no terreno os
objetivos que lhe são atribuídos. Esse registo etnográfico destacou a existência de uma
ação policial específica, ditada pela lógica inerente ao policiamento de proximidade e
pelas próprias características dos sujeitos policiados (crianças e jovens). O “trabalho de
prevenção” constituiu uma dimensão importante desta análise, sobretudo pela
preponderância que tende a assumir nas rotinas dos agentes.

ER  -