Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Bogas, S., Duarte, A.P. & Gregório, R.  (2018). Além da economia: consequências do desemprego para a saúde e autoestima dos indivíduos . 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde.
Exportar Referência (IEEE)
S. M. Bogas et al.,  "Além da economia: consequências do desemprego para a saúde e autoestima dos indivíduos ", in 12º Congr.o Nacional de Psicologia da Saúde, Lisboa, 2018
Exportar BibTeX
@misc{bogas2018_1732208358623,
	author = "Bogas, S. and Duarte, A.P. and Gregório, R. ",
	title = "Além da economia: consequências do desemprego para a saúde e autoestima dos indivíduos ",
	year = "2018",
	url = "https://cnps.pt/"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Além da economia: consequências do desemprego para a saúde e autoestima dos indivíduos 
T2  - 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
AU  - Bogas, S.
AU  - Duarte, A.P.
AU  - Gregório, R. 
PY  - 2018
CY  - Lisboa
UR  - https://cnps.pt/
AB  - Introdução: Portugal registou nos últimos anos níveis de desemprego preocupantes, com consequências em diferentes esferas da vida dos indivíduos e da sociedade em geral. O presente estudo centrou-se nas consequências que este poderá acarretar para a saúde do indivíduo. Mais concretamente, analisou as implicações do desemprego na saúde e na autoestima de desempregados de curta (DCD)e longa duração (DLD).

Método: O estudo adotou uma metodologia transversal, tendo sido inquiridos 210 indivíduos em situação de desemprego, dos quais 101 DCD e 109 DLD (72.9% mulheres, idade M=37.3, DP=10.7 anos). O questionário individual incluía medidas de queixas subjetivas de saúde, saúde geral, e autoestima referenciadas na literatura, assim como informação sociodemográfica.
Resultados: Os resultados sugerem que são os DLD que apresentam uma maior deterioração na saúde. As queixas de dores músculo-esqueléticas e pseudoneurologia são as queixas subjetivas de saúde mais frequentes. No que respeita à avaliação da saúde geral, não se encontraram diferenças significativas. Relativamente à variável autoestima, os resultados apontam para uma maior autoestima nos DLD.
 
Discussão:  Os resultados do estudo alertam para a necessidade de olhar para além das consequências financeiras e económicas do desemprego, dando voz à saúde dos intervenientes. Os indicadores recolhidos poderão auxiliar na promoção da saúde e prevenção de doenças daqueles que se deparam com a realidade de “estar no desemprego”.

ER  -