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Anabela da Conceição Pereira (2013). O rosto da máscara: uma abordagem sociológica dos usos e representações do corpo na obra de Helena Almeida e Jorge Molder. Tese de Doutoramento (não publicada).
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A. D. Pereira,  "O rosto da máscara: uma abordagem sociológica dos usos e representações do corpo na obra de Helena Almeida e Jorge Molder", in Tese de Doutoramento (não publicada), 2013
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TY  - GEN
TI  - O rosto da máscara: uma abordagem sociológica dos usos e representações do corpo na obra de Helena Almeida e Jorge Molder
T2  - Tese de Doutoramento (não publicada)
AU  - Anabela da Conceição Pereira
PY  - 2013
UR  - http://hdl.handle.net/10071/7443
AB  - O objectivo desta investigação foi estudar os usos e representações do corpo no trabalho de Helena Almeida e Jorge Molder, de modo a explicar como ambos se particularizam pela abordagem da identidade e do corpo nas suas obras e, também, compreender como a corporalidade fundamenta os processos de construção da identidade pessoal e profissional dos artistas e da obra, reconstruindo na sua sequência, as narrativas da singularidade e do reconhecimento artístico nos dois casos.
A abordagem interpretativa da representação do corpo mobilizou técnicas documentais e visuais como instrumentos de recolha de informação, cujo tratamento, sobretudo qualitativo, derivou numa análise dos vários discursos que definem os casos, incluindo a reconstrução das trajectórias curriculares dos artistas. Permitiu a interpretação da presença do corpo na obra, a nível individual (sentidos subjacentes), e a reconstrução do sentido visual e discursivo da obra, a nível externo (sentidos legitimados e reconhecidos), oferecendo uma perspectiva multifacetada dos casos/narrativas, em que o corpo surge como projecto pessoal para novas formas de representação e identidade.
ER  -