Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Gouveia, C., Lapa, T. & Di Fátima, B. (2018). Benfica vs Sporting: o derby visto a partir do Twitter. Observatorio (OBS*). 12 (2), 61-79
Exportar Referência (IEEE)
C. M. Gouveia et al.,  "Benfica vs Sporting: o derby visto a partir do Twitter", in Observatorio (OBS*), vol. 12, no. 2, pp. 61-79, 2018
Exportar BibTeX
@article{gouveia2018_1732228715461,
	author = "Gouveia, C. and Lapa, T. and Di Fátima, B.",
	title = "Benfica vs Sporting: o derby visto a partir do Twitter",
	journal = "Observatorio (OBS*)",
	year = "2018",
	volume = "12",
	number = "2",
	doi = "10.15847/obsOBS12220181228",
	pages = "61-79",
	url = "http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1228"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Benfica vs Sporting: o derby visto a partir do Twitter
T2  - Observatorio (OBS*)
VL  - 12
IS  - 2
AU  - Gouveia, C.
AU  - Lapa, T.
AU  - Di Fátima, B.
PY  - 2018
SP  - 61-79
SN  - 1646-5954
DO  - 10.15847/obsOBS12220181228
UR  - http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1228
AB  - O presente artigo tem como objetivo encontrar e analisar um determinado conjunto de perfis, o tipo de vínculos sociais que estabelecem, assim como a importância e influência dos seus papéis no Twitter durante o derby de Lisboa entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, realizado no dia 11 de dezembro de 2016. Apresentamos como estratégia de pesquisa um estudo de caso baseado no fluxo de mensagens publicadas na rede social indexadas com as hashtags #benfica e #sporting no dia e hora do derby. Foram interpretados através da Análise de Redes Sociais (SNA) uma amostra de 39.540 tweets e retweets postados por 18.710 perfis, provenientes da análise exploratória da rede de relações mediadas entre utilizadores da Twittersphere. Com base na observação da importância das relações entre unidades de interação, derivamos para o modelo de Análise e Visualização de Rede (NAV) e identificámos, através de grafos representativos dos dados obtidos, pistas que julgamos pertinentes para o entendimento de uma audiência moldada pela lógica da produção e circulação de mensagens afetas a uma determinada cultura de fãs cada vez mais em rede.
ER  -