Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Nunes, N. & Cachado, R. (2018). Habitus militantes e ação coletiva: resistir ao fascismo e construir a democracia. Habitus militantes e ação coletiva: resistir ao fascismo e construir a democracia.
Exportar Referência (IEEE)
N. F. Nunes and R. D. Cachado,  "Habitus militantes e ação coletiva: resistir ao fascismo e construir a democracia", in Habitus militantes e ação coletiva: resistir ao fascismo e construir a democracia, Lisbon, 2018
Exportar BibTeX
@misc{nunes2018_1714004579155,
	author = "Nunes, N. and Cachado, R.",
	title = "Habitus militantes e ação coletiva: resistir ao fascismo e construir a democracia",
	year = "2018",
	howpublished = "Ambos (impresso e digital)",
	url = "http://cies.iscte-iul.pt/np4/1742.html"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Habitus militantes e ação coletiva: resistir ao fascismo e construir a democracia
T2  - Habitus militantes e ação coletiva: resistir ao fascismo e construir a democracia
AU  - Nunes, N.
AU  - Cachado, R.
PY  - 2018
CY  - Lisbon
UR  - http://cies.iscte-iul.pt/np4/1742.html
AB  - Perante as atuais ameaças populistas, nacionalistas e fascistas que atravessam a Europa e o Mundo, vale a pena investigar como a classe operária, através da sua ação coletiva, contribuiu para o derrube do estado novo e edificação da democracia em Portugal.

Nesta apresentação iremos debruçar-nos sobre um conjunto de trajetórias de vida de atores sociais com um percurso de habitus militante e propomos pôr à consideração dos colegas a nossa abordagem, que está a ser desenvolvida num artigo.

Interessa-nos discutir sistemas de disposições, sociabilidades locais, bem como a formação de habitus militantes, resultantes de trajetórias de classe específicas. A abordagem em causa é baseada numa metodologia de retratos sociológicos recolhidos no âmbito de uma pesquisa de longa duração no concelho do Seixal, um território com salientes marcas identitárias do seu passado industrial e de resistência antifascista.
ER  -