Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Gouveia, C. (2018). Media e futebol: uma relação simbiótica. CIES e-Working Paper N.º 219.
C. M. Gouveia, "Media e futebol: uma relação simbiótica", in CIES e-Working Paper N.º 219, Lisboa, 2018
@unpublished{gouveia2018_1714044665447, author = "Gouveia, C.", title = "Media e futebol: uma relação simbiótica", year = "2018" }
TY - EJOUR TI - Media e futebol: uma relação simbiótica T2 - CIES e-Working Paper N.º 219 AU - Gouveia, C. PY - 2018 SN - 1647-0893 CY - Lisboa AB - A relação entre os media e o futebol é uma relação simbiótica. O artigo tem como propósito apresentar a pertinência desta relação através de uma abordagem conceptual, procurando, por um lado, ilustrar o percurso histórico do “sistema dos media” para explicar como é que os media e o futebol se constituem como fonte de significado social e cultural na vida de muitas pessoas. Por outro lado, procura enquadrar a evolução desta relação, evidenciando a forma como os media se posicionaram como agente estruturante do campo desportivo e evoluíram no sentido de um poderoso complexo. Para efeitos de sistematização, consideramos três etapas distintas ainda que interligadas. A primeira caracteriza a importância da imprensa escrita desportiva e da rádio. A segunda foca-se no papel da televisão como o grande impulsionador do futebol como espetáculo de massas. Por fim, uma terceira etapa, que congrega os vários media através da organização de um sistema em rede, que ocorre a vários níveis, desde a dimensão tecnológica, organização económica e apropriação social. Constatámos que cada período histórico teve o seu media dominante e que os contextos económico e cultural são importantes para moldar a interação entre os media e o futebol, mesmo na era digital. ER -