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Lajas, R. A. & Santana Pereira, J. (2018). Aplicações de ajuda ao voto: que efeitos nos utilizadores portugueses?. Comunicação Pública. 13 (24)
R. A. Lajas and J. A. Santucci, "Aplicações de ajuda ao voto: que efeitos nos utilizadores portugueses?", in Comunicação Pública, vol. 13, no. 24, 2018
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TY - JOUR TI - Aplicações de ajuda ao voto: que efeitos nos utilizadores portugueses? T2 - Comunicação Pública VL - 13 IS - 24 AU - Lajas, R. A. AU - Santana Pereira, J. PY - 2018 SN - 1646-1479 DO - 10.4000/cp.2142 UR - https://journals.openedition.org/cp/2142 AB - Este trabalho pretende contribuir para a discussão em torno das Aplicações de Ajuda ao Voto (AAV) em Portugal. Os estudos anteriores sobre as AAV em Portugal incidiram sobretudo no perfil dos utilizadores ou em aspetos metodológicos relativos ao processo de criação destas ferramentas. Por esse motivo, conhecemos muito pouco sobre os efeitos que estas ferramentas podem ter nos utilizadores portugueses. Neste artigo, analisamos uma panóplia de efeitos reportados pelos utilizadores da versão portuguesa da EU Profiler, a primeira AAV no país, e demonstramos que a perceção de eficácia política interna e os hábitos de consumo de informação são os melhores preditores da maioria dos efeitos provocados pela EU Profiler, enquanto o posicionamento ideológico apenas é capaz de explicar efeitos de reforço, orientação e conversão. ER -